Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Celso Lafer é o palestrante do ciclo “Século XXI: paradigmas em crise”

Acadêmico Celso Lafer é o palestrante do ciclo “Século XXI: paradigmas em crise”

 

O Acadêmico e embaixador Celso Lafer fez a segunda palestra, O desafio de pensar sem o corrimão de categorias consagradas, do ciclo “Século XXI: paradigmas em crise”, sob coordenação da Acadêmica Rosiska Darcy de Oliveira, na terça-feira, dia 5 de novembro, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

O ciclo terá mais duas conferências, no mês de novembro. Os dias, os conferencistas e os temas, respectivamente, serão: 12, Acadêmico Candido Mendes de Almeida, “Da universalidade à diferença”; e 19, Luiz Alberto de Oliveira, “Filosofia natural da complexidade”.

Saiba mais

Celso Lafer

Quinto ocupante da cadeira 14, eleito em 21 de julho de 2006, na sucessão de Miguel Reale, e recebido em 1º de dezembro de 2006 pelo Acadêmico Alberto Venancio Filho, Celso Lafer nasceu em São Paulo, SP, no dia 7 de agosto de 1941.

Exerce atualmente a função de professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da USP, onde leciona desde 1971. É PhD em Ciência Política na Universidade de Cornell, EUA, e livre-docência em Direito Internacional Público na Faculdade de Direito da USP. Foi Ministro das Relações Exteriores em 1992 e Vice-Presidente, ex-officio, da Conferência da ONU sobre Meio-Ambiente e Desenvolvimento, na Rio-92. Em 1999, foi Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e, de 1995 a 1998, embaixador na Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas e à Organização Mundial do Comércio, em Genebra.

Celso Lafer é coeditor, com Gilberto Dupas, da Revista Política Externa e coordenador, desde junho de 2006, da Área de Concentração em Direitos Humanos da Faculdade de Direito da USP. Integra o Conselho Superior da Fundação de

Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Faz parte, também, como membro, da Corte Permanente de Arbitragem Internacional da Haia. Foi eleito titular da Academia Brasileira de Ciências, em 2004, e do Conselho de Administração de Klabin S/A, em 2006.

Entre as distinções recebidas, destacam-se os prêmios Jabuti, 1989; o Prêmio Moinho Santista, na área de Relações Internacionais, e o Prêmio Personalidade do Ano, outorgado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, Lisboa. Entre suas inúmeras publicações, estão: O Sistema Político Brasileiro, Estrutura e Processo; O Convênio do Café de 1976: da Reciprocidade no Direito Internacional Econômico; Gil Vicente e Camões; Hannah Arendt: Pensamento, persuasão e poder; O Direito e o Estado Moderno; Política Externa Brasileira: três momentos; A Internacionalização dos Direitos Humanos – Constituição, Racismo e Relações Internacionais.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

6/11/2013

31/10/2013 - Atualizada em 30/10/2013