Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Acadêmico Arnaldo Niskier fala na França sobre “A situação atual da educação no Brasil”

Acadêmico Arnaldo Niskier fala na França sobre “A situação atual da educação no Brasil”

 

O Acadêmico, professor, escritor e jornalista Arnaldo Niskier, representando a Academia Brasileira de Letras, apresentou conferência sobre o tema “A situação atual da educação no Brasil”, na Universidade Blaise Pascal, de Clermont-Ferrand, França, segunda-feira passada, dia 15 de abril, na Maison des Sciences de l’Homme.

Primeira universidade francesa a assinar um acordo bilateral de intercâmbio com a ABL, a Blaise Pascal sediou o evento, coorganizado pela Cátedra Sá de Miranda, o centro de pesquisa CELIS e o IUFM d’Auvergne, que é responsável pela formação de professores do ensino francês.

Diante de um público composto de estudantes, professores, pesquisadores e convidados interessados pelo tema, Arnaldo Niskier analisou os vinte desafios que o Brasil precisa superar para que a educação se torne um verdadeiro agente de transformação da sociedade. Entre os obstáculos a serem ultrapassados, assinalou a redução da taxa de evasão e repetência no ensino médio, uma valorização do ensino profissionalizante, aumento do número de vagas nas universidades, cuja excelência e reconhecimento internacional, já existentes, devem ser desenvolvidos.

O conferencista indicou pistas que contribuam para atingir essas metas, inclusive o aumento necessário do investimento na formação e na carreira dos professores. Niskier também chamou a atenção para o papel que pode exercer o ensino a distância, que beneficia atualmente mais de um milhão de brasileiros, exatamente em uma área em que ele foi pioneiro, tendo, por exemplo, colaborado com The Open University desde a sua criação.

Saiba mais

Sétimo ocupante da Cadeira nº 18, eleito em 22 de março de 1984, na sucessão de Peregrino Júnior, Arnaldo Niskier é jornalista, professor e escritor. Formou-se em Pedagogia e se tornou um dos nomes de maior destaque na Educação. Participa de forma ativa de muitas das mais importantes associações e entidades pedagógicas, literárias e culturais do país e do exterior. Além de ser membro da ABL, também é acadêmico correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

17/4/2013

17/04/2013 - Atualizada em 16/04/2013