Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras reelege Diretoria para o exercício de 2013

Academia Brasileira de Letras reelege Diretoria para o exercício de 2013

 

A Academia Brasileira de Letras reelegeu hoje, quinta-feira, dia 06 de dezembro, sua Diretoria para o ano de 2013, em sessão ordinária com início às 16 horas, no Petit Trianon (Avenida Presidente Wilson, 203 - Castelo). A chapa oficial, encabeçada pela Acadêmica Ana Maria Machado, reeleita para a Presidência, está assim constituída: Presidente: Ana Maria Machado; Secretário-Geral: Geraldo Holanda Cavalcanti; Primeiro-Secretário: Domício Proença Filho; Segundo-Secretário: Marco Lucchesi; e Tesoureiro: Evanildo Cavalcante Bechara.

De acordo com os estatutos da ABL a votação foi para cada cargo, separadamente, em escrutínio secreto, considerando-se eleitos os acadêmicos que obtiverem a maioria absoluta  (20 votos). Tal como na eleição para a admissão de novos membros, prevê-se a possibilidade (nunca antes registrada) da realização de quatro escrutínios, se algum dos candidatos não atingisse a maioria requerida. Ao final da sessão, foram  anunciados os Diretores eleitos para o ano de 2013, procedendo-se, em seguida, à tradicional cerimônia de incineração das cédulas. A posse será na quinta-feira da semana que vem, dia 13 de dezembro, às 17h30min, também no Petit Trianon.

Os eleitos

Ana Maria Machado – Considerada pela crítica como uma das mais completas e versáteis escritoras brasileiras contemporâneas, a Acadêmica ocupa, desde 2003, a Cadeira numero 1 da ABL. Ganhou, em 2001, o mais importante prêmio literário nacional – o Machado de Assis, outorgado pela ABL, pelo conjunto de sua obra como romancista, ensaísta e autora de livros infanto-juvenis. Um ano antes, recebera do IBBY (International Board on Books for the Youth) a Medalha Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil, por ser o mais alto prêmio internacional do gênero, conferido a cada dois anos a um escritor, pelo conjunto da obra. Carioca, começou como pintora, tendo estudado no Museu de Arte Moderna do Rio e no de Nova Iorque. Como jornalista, trabalhou em Paris e Londres, além de em muitos jornais e revistas no Brasil. Tornou-se escritora em 1969 e publicou nove romances, oito livros de ensaios e dezenas de infanto juvenis. Seus livros venderam quase dezenove milhões de exemplares e têm sido objeto de numerosas teses universitárias – inclusive fora do país.

Geraldo Holanda Cavalcanti – Pernambucano do Recife e ocupante da Cadeira número 29 da ABL, eleito em 2011, o Acadêmico, além de diplomata e escritor, também é poeta, ensaísta e tradutor. Graduou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife, em 1951. Diplomata por mais de quatro décadas, profissão a que dedicou a maior parte de seu tempo, serviu em Genebra, Washington, Moscou e Bonn, entre outras grandes cidades. Por sua obra como poeta, recebeu em 2000 o Prêmio Fernando Pessoa, da União Bras ileira de Escritores.

Domício Proença Filho – Quinto ocupante da Cadeira 28 da ABL, eleito em 2006, o Acadêmico é Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia, com curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola. É Doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Aposentado, após 38 anos de trabalho docente, nos cursos de graduação e pós-graduação, atuou em inúmeros estabelecimentos de ensino médio no Brasil e no exterior.

Marco Lucchesi – Carioca, o Acadêmico, ocupante da Cadeira número 15, eleito em 2011, é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Colégio do Brasil. Formado em História pela UFF, Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ e Pós-Doutor em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, Alemanha. Pesquisador do CNPq.  Seus livros em italiano ganharam os seguintes prêmios: Poesie (Prêmio Cilento 1999); Lucca dentro (Prêmio da Câmara de Comércio de Lucca).

Evanildo Cavalcante Bechara – O Acadêmico, pernambucano e ocupante da Cadeira número 33 da ABL, eleito em 2000, cursou Letras, modalidade Neolatinas, na Faculdade do Instituto La-Fayette, hoje UERJ. Aos 17 anos escreveu seu primeiro ensaio, intitulado Fenômenos da intonação, publicado em 1948. Implantou o novo Acordo Ortográfico na 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Membro titular da Academia Brasileira de Filologia, da Sociedade Brasileira de Romanistas, membro da Société de Linguistique Romane, e Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

6/12/2012

05/12/2012 - Atualizada em 05/12/2012