Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras realiza mesa especial em homenagem a Nise da Silveira

Academia Brasileira de Letras realiza mesa especial em homenagem a Nise da Silveira

 

A Academia Brasileira de Letras prestou homenagem a Nise da Silveira, médica psiquiatra falecida em 30 de outubro de 1999 no Rio de Janeiro, reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria e que revolucionou o tratamento mental no Brasil.

O Acadêmico e cineasta Carlos Diegues, fez a abertura do evento. A mesa especial “Nise da Silveira – 20 anos de ausência” contou com as participações de Humbertho Oliveira, Luiz Carlos Mello, Walter Boechat, Vera Macedo e Sigrid Haikel. O evento foi programado para o dia 16 de outubro, quarta-feira às 15h00, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson, 203 – Castelo, Rio de Janeiro.

Os Conferencistas

Luiz Carlos Mello começou a trabalhar como colaborador de Nise da Silveira em 1974. Desde então vem desenvolvendo, organizando e divulgando o acervo do Museu de Imagens do Inconsciente e as pesquisas ali realizadas. Fundador e atual Diretor e Curador do Museu do Inconsciente, organizou diversas exposições no Brasil e no exterior. Dirigiu 15 documentários audiovisuais que sintetizam algumas das principais pesquisas realizadas no Museu. Esses documentários são apresentados em universidades e instituições culturais, e acompanhados de conferências e debates sobre o estudo científico do processo psicótico.

Sigrid Haikel é Psicóloga e Analista Junguiana. Com mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), realizou trabalhos na área de Toxicologia Clínica e Saúde Coletiva com pesquisas em neurotoxicidade de substâncias químicas no Ambulatório de Neurotoxicologia da UFRJ (2000/2012). Membro Analista do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro e da Associação Junguiana do Brasil (AJB), e da International Association for Analytical Psychology (IAAP), com sede em Zurique, Suíça (2000). Cocoordenadora do Grupo de Estudo C. G. Jung, fundado pela Dra. Nise da Silveira  - Casa das Palmeiras, e colaboradora da Casa das Palmeiras. Desenvolve trabalhos e organiza cursos para divulgar a obra de C. G. Jung, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Psicologia Analítica e Conversas Literárias, Processos da Imaginação e Complexos Culturais, Gênese dos Sonhos e Narrativas Míticas. Sigrid Haikel exerce seu ofício em consultório particular no Rio de Janeiro.

Vera Macedo é Psicóloga Clínica, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Analista Didata Junguiana, Instituto Junguiano do Rio de Janeiro (IJRJ) e Associação Junguiana do Brasil (AJB). Professora e Supervisora de Psicologia Analítica na formação de novos  analistas do IJRJ. Membro Analista da International Association for Analytical Psychology (IAAP) com sede em Zurich. Diretora Técnica da Casa das Palmeiras - Nise da Silveira, trabalho de resistência que vem desenvolvendo desde 1990.  Em 1993, passou a fazer parte da diretoria da Instituição, quando foi convidada pela Dra. Nise da Silveira para integrar a diretoria nas funções técnica, administrativa e financeira. O seu trabalho clínico e teórico é fundamentado nas metodologias de Nise da Silveira e Carl Gustav Jung. Dá prosseguimento a vários projetos desenvolvido pela Dra. Nise, como reabertura do Núcleo de Pesquisa Casa das Palmeiras cujo objetivo é pesquisar o processo inconsciente através das imagens produzidas espontaneamente pelos clientes, que possibilitarão futuras publicações. Coordenou a parceria entre a Casa das Palmeiras e o Instituto Junguiano para o retorno do Grupo C. G. Jung e a promoção do Ciclo de palestras "Nise Vive" e o Cine Palmeiras - Dra. Alice Marques. Realiza várias parcerias com instituições afins na utilização do Espaço Cultural da Instituição com palestras, cursos, workshops, entre outros. Autora de artigos na revista Quaternio, dirige o grupo de Estudos Junguiano Caralâmpia em seu consultório particular no Rio de Janeiro e promove supervisões junguianas aos profissionais da área de psicologia clínica.

Walter Boechat é Médico e Analista Junguiano. Fez sua formação no Instituto C. G. Jung de Zurique, Suíça, de 1974 a 1979. Estagiou, de 1974 a 1976, na Klinik am Zürichberg, Clínica Psiquiátrica ligada ao Instituto C. G. Jung dirigida pelo Dr. Karl Fierz. Defendeu tese de diplomação em julho de 1979 com o tema Shamanism and Psychotherapy, um estudo intercultural entre as práticas terapêuticas de sociedades tribais e a Psicoterapia Contemporânea. Walter Boechat é membro fundador da Associação Junguiana do Brasil (AJB). Foi representante da AJB no Executive Committee da International Association for Analytical Psychology (IAAP) de 2007 a 2013. Entre as diversas funções que exerceu na IAAP foi Coordenador Regional para a América Latina, juntamente com Misser Berg dentro do programa de formação de routers (candidatos) da IAAP de 2013 a 2016. Tem Doutorado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da UERJ. Fez parte do projeto da edição brasileira de Livro Vermelho de C. G. Jung (Ed. Vozes, 2010) como revisor da tradução para o português. É ainda assessor técnico da coleção Reflexões Junguianas, coleção de livros por autores junguianos pela Editora Vozes. Publicou diversos trabalhos no Brasil e no exterior. É autor do livro Mitopoese da Psique: Mito e Individuação, Editora Vozes, 2008, 2.ª ed., e O Livro Vermelho de C. G. Jung: Jornada para Profundidades Desconhecidas, Ed. Vozes, 2015. Foi também coautor e organizador de diversas obras pela Editora Vozes: Alma Brasileira, Luzes e Sombra, 2015, Mitos e Arquétipos do Homem Contemporâneo, 1995, O Masculino em Questão, 1997. Exerce sua atividade em seu consultório particular no Rio de Janeiro, onde reside. 

Humbertho Oliveira é Médico, Analista Didata pela Associação Junguiana do Brasil (AJB) / International Association for Analytical Psychology (IAAP); Professor da Pós-graduação em Psicologia Analítica da Universidade Estácio de Sá; Cocoordenador do Grupo de Estudo C. G. Jung fundado por Nise da Silveira; Coloborador pedagógico da Casa das Palmeiras; Editor dos Cadernos Junguianos - AJB; Coordenador do Departamento de Estudo e Pesquisa da Alma Brasileira - AJB; Palestrante convidado do Laboratório de Bioética e Poder Global (LABEPOG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Artista-pesquisador do Núcleo de Cultura Popular Céu na Terra; Presidente do Instituto Junguiano do Rio de Janeiro; Organizador e autor dos livros Corpo Expressivo e Construção de Sentidos, Mitos, Folias e Vivências e Desvelando a Alma Brasileira - psicologia junguiana e raízes culturais.

 

Leitura complementar

A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "Gatos : a emoção de lidar", "Senhora das imagens internas : escritos dispersos de Nise da Silveira" e "Nise da Silveira : caminhos de uma psiquiatra rebelde".

Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.

Sophia Acervo

 

02/10/2019