Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras realiza eleição para novo ocupante da Cadeira nº.2

ABL elege o escritor, professor e economista Eduardo Giannetti para a Cadeira 2, na sucessão do Acadêmico Tarcísio Padilha

 

A Academia Brasileira de Letras elegeu, no dia 16 de dezembro, em sessão híbrida no Petit Trianon, o novo ocupante da Cadeira 2 de seu Quadro de Membros Efetivos, vaga com o falecimento do Acadêmico Tarcísio Padilha, ocorrido no dia 9 de setembro de 2021.

O vencedor foi o escritor, professor e economista Eduardo Giannetti, que recebeu 18 votos. Participaram da eleição 34 Acadêmicos de forma presencial ou virtual (um não votou por motivo de saúde). Os ocupantes anteriores da cadeira 2 foram: Coelho Neto (fundador) – que escolheu como patrono Álvares de Azevedo –, João Neves da Fontoura, João Guimarães Rosa e Mário Palmério.

O ACADÊMICO ELEITO

Eduardo Giannetti nasceu em Belo Horizonte, no dia 23 de fevereiro de 1957. É economista, professor, autor e palestrante formado na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) e em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) ambas da Universidade de São Paulo. Possui doutorado em Economia pela Universidade de Cambridge (1987). Atualmente é professor da Ibmec Educacional. Foi também professor de economia do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), da FEA-USP (1988-1999) e da Universidade de Cambridge (1984-1987).

Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica, atuando principalmente nos seguintes temas: filosofia e teoria econômica, história do pensamento econômico, economia do bem-estar, ética e economia. É assessor do partido político Rede Sustentabilidade, sendo o responsável por elaborar os planos econômicos de Marina Silva para as campanhas presidenciais de 2010, 2014 e 2018.

É autor de diversos livros e artigos, sendo alguns deles traduzidos para diversos idiomas. Vencedor por duas vezes do Prêmio Jabuti: o primeiro, em 1994, por “Vícios privados, benefícios públicos?” e o segundo, em 1995, pelo livro “As partes & o todo”. Foi vencedor do prêmio Economista do Ano, pela Ordem dos Economistas de São Paulo, em 2004.

16/12/2021