Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Academia Brasileira de Letras participa das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Academia Brasileira de Letras participa das comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa

 
Em 2009, a data de 5 de maio foi oficialmente instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) para celebrar a língua portuguesa e as culturas lusófonas. Em 2019, na 40ª sessão da Conferência Geral da Unesco, decidiu-se proclamar o 5 de maio de cada ano como o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
 
O Presidente da Academia Brasileira de Letras, Acadêmico Marco Lucchesi, e diversas outras autoridades de instituições ligadas à Língua Portuguesa, participaram da comemoração por meio de depoimentos em vídeo. Em sua fala, Marco Lucchesi descreveu a Língua Portuguesa como "um perfume, uma filosofia, uma forma de compreender quem somos e de articular todas as nossas formas de pertencimento, atávico e futuro." 
 
A língua portuguesa é uma das línguas mais faladas do mundo, com mais de 265 milhões de falantes em todos os continentes, e é também a língua com mais falantes no hemisfério sul. O português se projeta como uma grande língua de comunicação internacional, com ampla extensão geográfica.
 
Os dias reservados para as homenagens aos idiomas falados ao redor do mundo celebram, todos os anos, o multilinguismo e a diversidade cultural. Valor fundamental das Nações Unidas, o multilinguismo sobressai com importância estratégica para a UNESCO na comunicação harmoniosa entre os povos e na promoção da tolerância e do diálogo.
 
Assista aos vídeos:
 

05/05/2020