Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL retoma, no mês de abril, a atividade de Visitas Guiadas de 2018

ABL retoma, no mês de abril, a atividade de Visitas Guiadas de 2018

 

A Academia Brasileira de Letras retomou, desde abril, sua atividade de Visitas Guiadas de 2018, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 às 15 horas (menos feriados). O agendamento é obrigatório e os grupos não podem ultrapassar o máximo de 50 pessoas. A idade mínima é de 12 anos. Entrada franca.

A visita, programada para todos os meses do ano, com exceção de julho e dezembro, por causa das férias escolares, abrange, no primeiro semestre deste ano, além de abril, também maio e junho. Para esse período, o agendamento já pode ser feito. No segundo semestre, os interessados deverão agendar suas vindas a partir de julho, ficando os meses de agosto, setembro, outubro e novembro para a visita, que somente pode ser marcada uma vez por ano.

A visita será feita no Petit Trianon, que é a réplica exata do Palácio Petit Trianon, pavilhão de caça da rainha Maria Antonieta, em Versalhes, França. O prédio foi construído para abrigar a representação da França na Exposição Comemorativa do Centenário da Independência do Brasil, em 1922. No ano seguinte, 1923, o governo francês o doou à ABL, que passou a ter uma sede fixa. Nele são realizadas as sessões Acadêmicas e as solenidades comemorativas, entre elas a posse de um novo membro, por exemplo, além do chá das quintas-feiras.

Atores profissionais conduzem o público durante as visitas, contando fatos e histórias curiosas da vida e da obra dos Acadêmicos. O visitante tem a oportunidade de conhecer, ainda, os salões que compõem o Petit Trianon, como a sala de trabalho de Machado de Assis, assim como o Salão Nobre, onde são feitas as cerimônias acadêmicas.

A visita se completa, na maioria das vezes, sempre que possível, com outras atividades culturais: leitura dramatizada ou peça teatral. A atuação dos atores permite que o público faça um passeio pelo tempo e história da fundação da Casa, relembrando os grandes nomes da literatura brasileira.

O agendamento deve ser feito com a assistente de eventos culturais, da Assessoria Cultural da ABL, Therezinha Vasconcellos, por intermédio do telefone (21) 3974-2526 ou através do nosso Fale Conosco, selecionando a opção “Visita Guiada”.

23/03/2018