Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL recebe homenagem nos 90 anos da USP

ABL recebe homenagem nos 90 anos da USP

 

Monumento Armando de Salles Oliveira - Foto: Júlio Bazanini/Jornal da USP

Na comemoração dos seus 90 anos de fundação, a USP – Universidade de São Paulo, homenageia a ABL com a medalha Armando de Salles Oliveira.  A cerimônia de outorga da honraria será realizada hoje, dia 25 de janeiro, na Sala São Paulo e a ABL será representada pelo acadêmico Celso Lafer, professor emérito da USP e ganhador da mesma medalha em 2011.

 A medalha Armando de Salles Oliveira foi criada pela universidade em 2008, para homenagear aqueles que contribuíram de modo excepcional e decisivo para sua valorização institucional, cultural, social e acadêmica.

Armando de Salles Oliveira foi interventor federal em são Paulo, nomeado por Getúlio Vargas, em 1933. Em 1934, assinou o decreto de criação da USP. Foi governador eleito pela Assembleia Constituinte de 11 de abril de 1935 a 20 de dezembro de 1936.

Deixou o governo de São Paulo para ser candidato a Presidente da República, nas eleições marcadas para janeiro de 1938, eleições estas que não ocorreram porque Getúlio Vargas deu um golpe de estado que implantou no Brasil o Estado Novo, em 10 de novembro de 1937.

Em 1940, o jornal O Estado de S. Paulo, do qual era sócio, foi confiscado. Sales permaneceu cerca de um ano em prisão domiciliar, exilando-se para a França em novembro de 1938, onde viveu até abril de 1939, quando se transferiu para os Estados Unidos. No exílio, divulgou seguidos manifestos contra a ditadura. Em 1943, mudou-se para a Argentina. Foi anistiado e retornou ao Brasil em abril de 1945, quando já se encontrava muito doente, mas ainda assim concordou em ser eleito para o Diretório Nacional da União Democrática Nacional (UDN). Morreu em 17 de maio de 1945.

A Cidade Universitária do campus da USP na capital paulista, o Centro Acadêmico (CAASO) dos campus da USP de São Carlos e o Estádio Armando de Salles Oliveira, receberam seu nome

Uma escultura do fundador da USP recepciona a todos na Cidade Universitária.

Desde o início da construção do campus, nos anos 1950, foi feita uma grande campanha para homenagear o fundador. Mas a manifestação ficou esquecida. Só em 1971 o monumento, em bronze, criação de Bruno Giorgio, 7,5 metros de altura, começou a ser instalado.

Em um discurso proferido em 1937, na Assembleia Legislativa de São Paulo, Armando de Salles Oliveira assinalou: “O ensino é hoje, em São Paulo, um aparelhamento complexo, que vai das formas rudimentares adaptadas aos meios rurais à organização grandiosa de sua universidade (…). A escola e o voto são as armas das democracias. Serão as grandes armas do Brasil”.

Fonte: Jornal da USP

25/01/2024