Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Veja Rio - Vai ter Gilberto Gil, samba e feijoada na Festa Literária das Periferias

ABL na mídia - Vai ter Gilberto Gil, samba e feijoada na Festa Literária das Periferias

 

Começa neste sábado (13) a 13ª edição da Festa Literária das Periferias (Flup), abrindo uma série de eventos sob o tema Mundo da Palavra, Palavra do Mundo. A programação gratuita terá cortejos carnavalescos, atividades infantis, feijoada, mesa de debate com Gilberto Gil e Haroldo Costa, homenagem a Mãe Beata de Iemanjá e show de Leci Brandão, entre outras atrações.  

Este ano, os grandes homenageados Machado de Assis e Mãe Beata de Iemanjá. A data escolhida para a abertura dos trabalhos tem uma forte carga simbólica, já que 13 de maio é o Dias dos Pretos-Velhos na umbanda, o (polêmico) Dia da Abolição da Escravatura e o aniversário de Lima Barreto, que também será celebrado.

O evento começa às 10h, na Praça do Cais do Valongo, com o Afoxé Filhos de Gandhy RJ. Às 11h, a Flup sobe a Ladeira do Livramento com o bloco Prata Preta, até a Arena Samol, que terá uma sala batizada em homenagem a Machado de Assis. Maior nome da literatura brasileira, o escritor nasceu e cresceu ali, na Ladeira do Livramento. Ao longo do tempo, a imagem do fundador da Academia Brasileira de Letras (ABL) foi sendo embranquecida pelas elites, e a Flup quer se debruçar sobre sua origem negra.

Chegando à Arena Samol, é a vez da apresentação de axé da sacerdotisa do Candomblé Mãe Glória. Às 12h, começa a ser servida a feijoada dos pretos e pretas-velhas. É quando acontece o lançamento do livro Quilombo do Lima, com o selo Editora Malê + Flup, que reúne contos de 22 autores e autoras negras inspirados na obra de Lima Barreto. 

A partir das 14h, acontecem as homenagens a Mãe Beata de Iemanjá, com apresentação da jornalista Flávia Oliveira. A ialorixá foi um nome atuante na luta pelos direitos humanos, sobretudo nas questões raciais, de gênero e LGBTQIA+. Ao celebrá-la, a Flup quer chamar atenção para a importância da cultura oral afro-brasileira.

Em seguida, às 16h15, o evento recebe encenação do conto Través, de Luciano Nascimento, um dos textos reunidos no livro Quilombo do Lima. O autor, Márcio Januário, também assina a direção do espetáculo.

Ainda numa reverência aos mais velhos e mais velhas, a Flup apresenta a mesa Quem Me Deu Régua e Compasso, 17h, que reúne grandes nomes da cultura brasileira: Gilberto Gil, 80 anos, que em 2022 foi eleito para a ABL de Machado, e o artista multifacetado Haroldo Costa, 92. A mediação será da escritora Eliana Alves Cruz. 

Nos intervalos, o evento conta com o som DJ Bieta e as intervenções poéticas do Slam das Minas. Às 19h, o evento conta com a apresentação de um dos grandes nomes do samba de roda. Dona Zélia do Prato, de Santo Amaro da Purificação, uma das principais mestras sambadeiras do Recôncavo Baiano. 

Na sequência, é a voz da escola de samba Vizinha Faladeira, campeã do carnaval do Grupo B da LIVRES — Liga Independente Verdadeiras Raízes das Escolas de Samba. A festa se encerra com chave de ouro, com o show de Leci Brandão, primeira mulher negra a integrar a ala de compositores da Mangueira.

16/05/2023