Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - Prefeitura da cidade Ribeirão Preto - Prefeitura marca presença na Feira Internacional do Livro

ABL na mídia - Prefeitura da cidade Ribeirão Preto - Prefeitura marca presença na Feira Internacional do Livro

 

A 22ª edição da Feira Internacional do Livro (FIL) de Ribeirão Preto começa neste sábado, dia 12 de agosto, e a Prefeitura terá, pela segunda vez, um estande com 83 atividades gratuitas durante a realização do evento, que vai até o dia 20 de agosto.

O estande está localizado na Praça XV, em frente à Esplanada do Theatro Pedro II. Organizado pela Secretaria da Cultura e Turismo, o local irá receber uma variedade de atividades culturais, além de ações promovidas pelas secretarias da Casa Civil, Educação, Infraestrutura, Esporte, Meio Ambiente, Saerp e Instituto do Livro.

“Iremos oferecer mais de 80 atividades culturais totalmente gratuitas para a população. Além das nossas, teremos atividades de outras secretarias reunindo, em um único espaço, as melhores ações da Prefeitura de Ribeirão Preto para entreter e impactar diretamente na transformação e melhora da qualidade de vida da população”, afirma o secretário da Cultura e Turismo, Pedro Leão.

Uma programação ampla e gratuita foi preparada especialmente para a população. Aula de Danças Urbanas, Ballet, apresentação de Estátuas Vivas, Oficina e Exposição de Ikebana, Trupe das Histórias, Doação de Mudas de Árvores, Pintura Facial, Contações de Histórias, Comando do Esporte, são algumas das atividades que estarão disponíveis.

A programação completa pode ser acompanhada no Instagram da Secretaria da Cultura e Turismo.

Sobre a FIL

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 23 anos de história e realiza neste ano a sua 22ª edição e a programação completa pode ser conferida pelo link.

A cada edição, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.

Os homenageados desta edição são o cantor e compositor Gilberto Gil; o jornalista e escritor Gilberto Dimenstein (in memoriam); as escritoras Stella Maris Rezende e Luiza Romão, e a professora Madelaine Pires, além do patrono Danilo Santos de Miranda, filósofo, sociólogo e diretor regional do Sesc para o Estado de São Paulo.

A 22ª FIL traz a Sessão Premiados – encontros do público com autores que têm obras reconhecidas pelos mais importantes prêmios literários brasileiros. A autora local homenageada Luiza Romão é um dos nomes desta lista selecionada – ganhadora do Prêmio Jabuti como Livro do Ano em 2022. Também participam: Ana Paula Maia, vencedora do Prêmio São Paulo; Micheliny Verunschk, ganhadora de um Jabuti e um prêmio Oceanos; os autores Tobias Carvalho, Tonio Caetano e Marta Barcellos representando o Prêmio Sesc de Literatura e Ignácio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e detentor do Prêmio Juca Pato, além de seis prêmios Jabutis em sua trajetória de escritor e o maior dos prêmios nacionais, o Machado de Assis.

As participações do escritor moçambicano Mia Couto e das escritoras Velia Vidal (colombiana) e Selva Almada (argentina) destacam o perfil internacional do evento. Cada um deles estará em conferências específicas, interagindo com a plateia sobre temas que vão da experiência pessoal com a carreira literária a questões como a interface da literatura com outras linguagens artísticas e a produção latinoamericana. Duas conferências prometem movimentar a FIL: “Um canto de luta e resistência”, com a atriz e cantora Zezé Motta, um dos mais importantes e emblemáticos nomes da arte brasileira; bem como Rita Von Hunty, persona drag do ator e professor ribeirão-pretano Guilherme Terreri, criador do canal Tempero Drag no YouTube.

Outros nomes de referência na cena literária estarão presentes em momentos da feira como Djamila Ribeiro, Aline Bei, Sérgio Vaz, Bruna Beber, o empreendedor social Preto Zezé e a chef gastronômica Bela Gil, que faz o lançamento de “Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável”, seu novo livro, com mediação de Sidarta Ribeiro, entre outros.

Matéria na íntegra: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/portal/noticia/prefeitura-marca-presenca-na-feira-internacional-do-livro

10/08/2023