Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL na mídia - O Globo - Araraquara lança 'FliSol' com participação de Ignácio de Loyola Brandão

ABL na mídia - O Globo - Araraquara lança 'FliSol' com participação de Ignácio de Loyola Brandão

 

Araraquara (SP) realizou e sediou neste sábado (20) o evento de lançamento da 2ª edição da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol) que homenageia o escritor Mário de Andrade, que escreveu uma de suas principais obras, Macunáima, na morada do Sol.

A edição deste ano também tem como patrono um outro nome conhecido da literatura brasileira: o escritor, jornalista e membro da Academia Brasileira de Letras (ABL), Ignácio Loyola Brandão.

A FliSol é uma iniciativa do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara. O lançamento reuniu cultura, música e uma roda de conversa com o escritor nascido na Morada do Sol.

"Eu usei muito essa cidade em alguns livros meus. Um deles ‘Dentes ao Sol’ acabou de ser vendido para o cinema e me convidou para fazer o roteiro com ele. Fazer roteiro era um sonho meu desde jovem. Eu comecei como crítico de cinema, na verdade. Eu queria ser cineasta e acabei virando jornalista e escritor, o que foi um caminho que eu achei muito bonito e gostoso", explicou Ignácio de Loyola ao ser questionado sobre a importância do evento na cidade.

A semana está programada para ocorrer apenas em novembro, mas, até lá, os organizadores garantem que serão feitas diversas atividades preparatórias e o evento deste sábado foi apenas um aperitivo do que ainda vai acontecer.

"Primeiro começa com o educativo, ações da flisolzinha, formação para professores e mediação de leitura, palestras sobre o Mario de Andrade. Depois nós iniciamos também com o esquenta ‘o esquenta flisol’: autores e autoras da região de Araraquara estarão com as suas mesas literárias mostrando também suas obras, até chegarmos na semana do evento", disse a coordenadora da FLISol, Bernadete Passos.

22/05/2023