Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL lamenta a morte do poeta Thiago de Mello

ABL lamenta a morte do poeta Thiago de Mello

 

A Academia Brasileira de Letras solidariza-se com as famílias pelas mortes dos poetas Thiago de Mello e Neide Archanjo. O ex-presidente da ABL, Marco Lucchesi, ressaltou a importância de Thiago de Mello para a poesia brasileira: “Thiago de Mello é um poeta da luz, um poeta da transparência, dos compromissos grandes, humanitários, marcados pelo sentimento da justiça”.

Thiago de Mello nasceu em 30 de março de 1926, em Barreirinhas, no Estado do Amazonas. Era membro da Academia Amazonense de Letras. Foi um defensor da floresta, poeta e tradutor brasileiro, reconhecido como um ícone da literatura regional. É considerado um dos poetas mais influentes e respeitados no país e tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Sua poesia está vinculada ao Terceiro Tempo Modernista. Um dos seus poemas mais famosos é o “Estatutos do Homem”, escrito após o golpe de 1964.

Em 1931, ainda criança, mudou-se com a família para Manaus, onde iniciou os estudos. Mais tarde mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, em 1946, ingressou na Faculdade Nacional de Medicina, mas não chegou a concluir o curso para seguir a carreira literária.

Também se notabilizou na resistência à ditadura militar brasileira, ao acolher exilados no Chile, em 1964, renunciar à carreira diplomática e iniciar treinamento de guerrilha. No setor da reforma agrária, participou do governo de Salvador Allende.

Neide Archanjo nasceu em São Paulo, em 1940. Foi poeta, advogada e psicóloga. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco da Universidade de São Paulo (USP), em 1962. Em 1964, publicou “Primeiros Ofícios da Memória”, seu livro de estreia. Depois de se formar em direito, em 1967, ingressou no curso de psicologia nas Faculdades Metropolitanas. Ela tinha 82 anos e dentre os destaques da sua produção está o trabalho “Pequeno Oratório do Poeta para o Anjo”, de 1970. A obra, sob direção artística de Denise Millan, virou um espetáculo no Rio interpretado por Maria Bethânia. É autora também de “Os primeiros ofícios da memória”, “Epifanias” e “As marinhas”.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2022/01/14/thiago-de-mello-poeta-amazonense-e-defensor-da-floresta-morre-aos-95-anos.ghtml

 

15/01/2022