Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL lamenta a morte de Arnaldo Jabor

ABL lamenta a morte de Arnaldo Jabor

 

O presidente da ABL, Acadêmico Merval Pereira, se pronunciou sobre o falecimento do escritor, cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, vítima de complicações de um AVC, nesta terça-feira, 15 de fevereiro. Em solidariedade à família do escritor, o presidente da ABL enviou um telegrama de condolências.

Em depoimento à CBN, ele cita o legado deixado pelo escritor, cineasta e jornalista Arnaldo Jabor, fala da sua contribuição para a cultura e da sua abordagem sobre questões de âmbito nacional com as quais se solidarizava:

“Grande cineasta, grande cronista, Arnaldo Jabor era uma pessoa singular, criativa, com uma visão de mundo formidável e vai fazer muita falta à cultura brasileira. Escreveu crônicas memoráveis no jornal. Não se importava de defender causas, processos e internalizava as dores de todos os brasileiros. Se sentia ferido internamente e projetava seus sentimentos nos comentários, principalmente quando passou a fazer análise política no Jornal da Globo do ponto de vista do eleitor, do engajado. Era diferente, se entregava ao debate e ao estudo das questões brasileiras do fundo da alma. E sofria junto. Teve muita esperança de que o Brasil tivesse encontrado um rumo anos atrás, a partir do Plano Real, mas viu que acabou degringolando tudo. Os comentários eram vindos da alma. Vibrava, se indignava com as coisas. Era assim que ele vivia. Vai fazer falta. Tinha papel muito importante na cultura brasileira.”

Veja também

Acadêmico Carlos Diegues: "Arnaldo Jabor ‘nos fazia resistir porque era belo chegar lá’"

Acadêmico Merval Pereira: "Arnaldo Jabor 'sentia as dores que todo brasileiro sente neste momento'" (CBN)

15/02/2022