Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL festeja os 100 anos do Petit Trianon

ABL festeja os 100 anos do Petit Trianon

 

Em 1923, o governo francês doou à Academia Brasileira de letras o prédio que havia construído para sediar o pavilhão do país na Exposição Internacional comemorativa ao centenário da Independência do Brasil, que acontecera no Rio de janeiro. Foi a primeira sede própria da Academia e funciona até hoje como local para as reuniões regulares dos Acadêmicos e para as Sessões Solenes comemorativas e de posse de novos membros da ABL. Estas e outras histórias serão contadas na próxima quinta-feira, dia 14 de dezembro, às 17h30, pelo Acadêmico Arno Wehling, para comemorar o centenário do Petit Trianon. “Construções como o Petit Trianon são realidades materiais e simbólicas que sentem, pensam e se expressam. Para entendê-las, precisamos interpretar os seus significados”, afirma o Acadêmico. A palestra tem entrada franca. 

Sobre o Petit Trianon da ABL

No jardim da entrada do Petit Trianon encontra-se um dos mais conhecidos símbolos da Casa, a escultura em bronze de Machado de Assis, de autoria de Humberto Cozzo. Na Sala Machado de Assis, destacam-se objetos pessoais do escritor, como: livros de sua biblioteca, a escrivaninha onde trabalhava e um belo retrato a óleo de autoria de Henrique Bernardelli. No segundo andar do Petit Trianon, estão a Biblioteca Acadêmica Lúcio de Mendonça, a Sala de Sessões e o Salão de Chá, onde se reúnem os Acadêmicos, às quintas-feiras.

Já a Sala dos Fundadores e a Sala Francisco Alves abrigam importantes obras de arte e peças decorativas do acervo da Academia. Nos locais também são realizados os lançamentos de livros dos Acadêmicos.

Sobre o Acadêmico

Arno Wehling é o oitavo ocupante da cadeira 37, tendo sido eleito em 9 de março de 2017, na sucessão de Ferreira Gullar e recebido em 11 de agosto de 2017 pelo Acadêmico Alberto da Costa e Silva. Graduou-se em História pela Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil e em Direito pela Universidade Santa Úrsula, tendo doutorado em História e Livre Docência em História Ibérica, ambos pela Universidade de São Paulo (USP), e pós-doutorado pela Universidade do Porto.

Toda sua atuação profissional centrou-se na Universidade, onde exerceu a docência, pesquisa e gestão. Tornou-se Professor Titular de Teoria e Metodologia da História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e de História do Direito e das Instituições da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), sendo Professor Emérito.

11/12/2023

Vídeos relacionados