Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > ABL encerra o ciclo de conferências “Existência e alternativas: um olhar sobre Kierkegaard"

ABL encerra o ciclo de conferências “Existência e alternativas: um olhar sobre Kierkegaard"

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou seu ciclo de conferências “Existência e Alternativas: um olhar sobre Kierkegaard”, coordenado pelo Acadêmico Marco Lucchesi, com palestra do professor Vamireh Chacon. Com esta se completaram quatro palestras no mês de março, e a última, denominada “Kierkegaard, Unamuno e Ortega Y Gaset, aconteceu no dia 26 de março, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

“SØren Kierkegaard criticou profundamente a filosofia dos grandes sistemas, que deixaram o individuo em segundo ou terceiro plano, diante do funcionamento dos arranha-céus da metafísica ou da cosmologia. Kierkegaard escreveu sobre o mistério da individualidade, como um novo Sócrates, atingindo o coração do individuo, a sua problemática, os seus tremendos desafios. A presença do filósofo dinamarquês abriu uma janela para a modernidade, e muitos sofreram a sua influência direta ou indiretamente”, explica Marco Lucchesi, lembrando que o ciclo se constituiu numa comemoração pelos duzentos anos de nascimento do filósofo, teólogo e poeta dinamarquês:

O ciclo teve outras três palestras no mês de março: dia 05, “Kierkegaard, a reconstrução da existência, com o Acadêmico Eduardo Portella; dia 12, “Kierkegaard e Adorno”, com o Acadêmico Sergio Paulo Rouanet;  e dia 19 de março, “Kierkegaard, apóstolo da existência”, com o professor Emmanuel Carneiro Leão. 

Os Ciclos de Conferências, com patrocínio da Petrobras, têm entrada franca.

Saiba mais

Vamireh Chacon é bacharel pela faculdade de Direito do Recife (Universidade Federal de Pernambuco). Doutor pela mesma Faculdade e também pela Universidade de Munique. Pós-doutoramento pela Universidade Chicago. Bacharel e licenciado em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco. Professor assistente, adjunto e titular da Faculdade de Direito do Recife e de Ciência Política na universidade de Brasília. Professor emérito também pela Universidade de Brasília. Professor visitante em Universidades da Alemanha, Estados Unidos, França e Portugal. Colaborador do Diário de Pernambuco e Correio Braziliense, dos Diários Associados, e da Folha de São Paulo durante décadas. Autor dos seguintes livros entre outros: História das Ideias Socialistas do Brasil; História dos Partidos Políticos Brasileiros, Gilberto Freyre (Uma biografia intelectual) e A Grande Ibéria.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

26/3/2013

21/03/2013 - Atualizada em 20/03/2013