Jornalista está escrevendo uma trilogia sobre a emissora
Com experiência de quase 50 anos de jornalismo, Ernesto Rodrigues não poderia escrever um livro sobre a história dos 60 anos da TV Globo que não fosse uma reportagem em ordem cronológica. E não foi apenas um, ele está escrevendo uma trilogia sobre a história da Casa que ele conhece muito bem - trabalhou lá durante 15 anos.
"Para contar histórias de seus livros, ele estará na ABL na próxima quinta-feira, dia 25, às 1730 com a palestra "TV Globo 60 anos - hegemonia, concorrência e metamorfose" A coordenação será do presidente da ABL Merval Pereira. As inscrições podem ser feitas pelo link https://www.even3.com.br/tv-globo-60-anos-hegemonia-concorrencia-e-metamorfose-617041/. É possível assistir ao vivo pelo canal da ABL no youtube, no link https://www.youtube.com/watch?v=AugqAemlw1U"
No total, serão mais de duas mil páginas em cinco anos de pesquisa, 400 depoimentos do Memória e 60 entrevistas. Ernesto conversou com quem fez história em frente às câmeras, com jornalistas e atores de novelas, e funcionários que, dos bastidores, ajudaram a botar a emissora de pé, como executivos, administradores, publicitários e engenheiros.
Os dois primeiros volumes já foram lançados. O primeiro, Hegemonia, cobre os acontecimentos ocorridos entre 1965 e 1984 e reconstitui as origens, o crescimento e a consolidação da liderança e da presença absoluta da emissora no cotidiano brasileiro.
O segundo, Concorrência, resgata os altos e baixos da Globo na travessia de 1985 a 1998, período histórico em que o Brasil passou por grandes transformações na política, na economia e no perfil social, econômico e cultural dos telespectadores.
Metamorfose é o terceiro volume, que será lançado ainda este ano, e contempla o período entre a virada do século e o início da década de 2020, época em que a Globo se viu obrigada a promover mudanças profundas em todas as suas áreas, da tecnologia ao conteúdo, para manter a liderança num cenário de transformações radicais impostas pela internet, pelas redes sociais e pelas novas plataformas de informação e entretenimento.
Rodrigues coletou episódios narrados não só por quem fez história em frente às câmeras, como jornalistas e atores de novelas, mas também pelos funcionários que, dos bastidores, ajudaram a botar a emissora de pé, como executivos, administradores, publicitários e engenheiros.
“Desde o começo, Roberto Marinho e os executivos que criaram a Globo buscaram padrões de qualidade à altura das TVs estrangeiras. Sempre em diálogo com o Brasil, espelhando e reagindo ao país, foi construída uma das melhores emissoras de TV do planeta.”