Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Ninguém desmentiu diretamente

Ninguém desmentiu diretamente

 

Diante das manifestações do deputado Artur Lira e do ministro da Defesa, general Braga Neto, estou convencido de que houve o comentário, alguém ouviu e contou para o presidente da Câmara. Não acredito que tenha sido recado, ou ameaça do general. Provavelmente, uma bravata numa conversa informal. É claro que o comentário existiu, e nenhum dos dois desmentiu a história categoricamente. De qualquer maneira, não é bom saber que o ministro da Defesa faz esse tipo de comentário.

O fato é que tudo pode acontecer na política brasileira. Já tivemos vários casos como esse da nomeação do senador Ciro Nogueira, que já foi lulista e já chamou Bolsonaro de fascista, para a Casa Civil do governo. Não há nenhuma lógica na política brasileira. Tudo pode acontecer, principalmente com o centrão, que já foi de todos os governos e já falou mal de todos eles.  Seu único papel importante foi na Constituinte de 88, quando foi formado para tentar fazer face à influência da esquerda. E é importante ter um grupo de centro e centro direita com voz e força política. Mas, a partir daí, foi adesão a todos os governos.

O centrão nasceu como um grupo ideológico, que passou a ser fisiológico. Não tem governo que não caiba o centrão dentro dele, com cargos e dinheiro do contribuinte. Sem programa de governo, nem coerência. O que o grupo quer é dinheiro, obras e prestígio. O que era um movimento político interessante, surpreendente, passou a ser a regra, mas perdendo a característica de ser um projeto de governo. Passou a ser projeto de qualquer governo.

O Globo, 22/07/2021