Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > De posto em posto, minha corrida pela vacina contra covid

De posto em posto, minha corrida pela vacina contra covid

 

Após uma noite de sonhos inquietos, acordei transformado em um homem que, depois de muita espera, seria vacinado. Tomei rápido o café da manhã e saímos. Marcia, minha mulher, e eu pretendíamos ir para o Pacaembu, local mais próximo. Quem disse? Chegamos na Avenida Rebouças, já demos com o maior congestionamento, cujo início era o velho estádio. Observamos, a fila não avançou dez centímetros em meia hora.

Esperamos, a paralisação continuava. Nesse meio tempo, WhatsApps circulavam vindos de amigos, de filhos, amigos dos filhos, de redes solidárias. “Tentem o Anhembi, tentem a UBS da Casa Verde, tentem a UBS da Braz Leme.”

Fomos girando pela cidade e nada. Três horas e meia depois, depois, voltamos para casa. Terminado o almoço, outra informação. O “posto”, como se dizia há muito tempo, da Barra Funda, na Vitorino Carmilo, está praticamente vazio. Largamos tudo e voamos. Lembrei-me que aquele “posto”, antigamente, era onde nos vacinávamos contra febre amarela ou malária em função de viagens internacionais. Acreditam?

Chegamos e vimos, felizes, que a fila era curta, cobria duas quadras. Entramos. E nela ficamos. Ficamos. Ficamos. Então descobrimos que outra fila vinha de uma rua lateral e entrava por dentro da nossa. E era uma fila legal, tanto quanto a nossa. Belo planejamento... Não levam em conta a educação exemplar do brasileiro. No que abria uma brecha entrava um carro da fila lateral, e outro e outro, e outro, e dez, vinte, ninguém segurava, ninguém dava a vez. Alucinante. Perguntem se havia um guarda, um PM, ou seja lá o que for a orientar? Dois desta fila, dois daquela, dois desta, dois daquela, como é em países civilizados. Nenhuma “autoridade” presente. O governador ou prefeito esqueceram do detalhe da falta de amabilidade, da ausência de solidariedade do brasileiro?

Depois de um baita temporal, Rita, minha filha, decidiu ir até o “posto” e descobriu que estavam vacinando a pé, não era apenas drive thru. Não foi apenas Rita que descobriu, os espertos todos saíram a pé. Fila mínima, rapidez no cadastramento, na vacinação. Quando o pessoal da Saúde informava "é a vacina de Oxford", muita gente deixava a fila. Fiquei pasmo. Resultado do boquirroto que nos preside? Só faz estrago. Postei-me atrás de uma idosa amparada pelas filhas. Ia rápido. Então uma da filhas daquela senhora virou-se : “Mamãe foi bibliotecária em Pinheiros e disse que o senhor foi várias vezes dar palestras lá.” E eu: “Ah, é? E como ela me reconheceu se está de costas para mim.” Então dona Yara virou-se: “Pela voz, pela voz.”

Afinal, quem me fotografou e cedeu a imagem para Rita colocar no Instagram foi a filha de dona Yara. Sendo que ela é uma das orientadoras do meu neto Pedro, na escola Vera Cruz. Mundo pequeno ou coincidência?

O Estado de S. Paulo, 02/03/2021