Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Artigos > Dante

Dante

 

Todas as vezes que me abeiro de Dante, é como se a esfinge estivesse pronta a devorar-me.

 

*

A Commedia é uma fonte secreta no deserto por onde vago. Não me peçam água salobra!

 

*

Melancolia do canto 33 do Paraíso. O impronunciável. Um sonho se desfaz. A neve descongela. E as folhas da Sibila que se perdem. Não é possível desatar a trama do silêncio, pejado de mistério e ressonância. Feliz contradição no adjetivo: a poesia, uma derrota vitoriosa. 

 

*

 

Como se deu a vitória, senão desde as potências da metalinguagem? Poesia que indaga seus limites, o repertório de que pode lançar mão. Poesia de segundo grau, a novos patamares elevada. 

 

*

 

A cada dia visito a Commedia. Mas não me pronuncio: como se fosse um bem intransmissível. Herança dos estudos neoplatônicos? Quem sabe um incompleto parricídio? Uma zona de guerra que apressa ao silêncio. Consonante? Dissonante?

 

 

*

Escrevi certa vez: o náufrago lugar do não-lugar. Do Inferno e Purgatório, a densa geografia. A que se opõe o frágil Paraíso, em busca da moldura luminosa.  

 

O silêncio inegociável do Paraíso. Mas de outra espécie, no Inferno e Purgatório. Aliado da luz e cúmplice da sombra: o silêncio tem fome de silêncio.   

*

 

No Paraíso, o rosto possível de Deus: totum sed non totaliter. Se a Torá projeta o rosto no futuro, o Alcorão amplia o meta-ôntico. Um rosto que jamais se desvela: Or fu sì fatta la sembianza vostra?

Humanitas, 10/03/2021