Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Acadêmicos > Assis Chateaubriand > Assis Chateaubriand

Biografia

Quarto ocupante da Cadeira 37, eleito em 30 de dezembro de 1954, na sucessão de Getúlio Vargas e recebido pelo Acadêmico Aníbal Freire da Fonseca em 27 de agosto de 1955.

Assis Chateaubriand (Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo) nasceu em Umbuzeiro, PB, em 5 de outubro de 1892, e faleceu em São Paulo, SP, em 4 de abril de 1968.

Filho de Francisco Chateaubriand Bandeira de Melo e Maria Carmem Guedes Gondim, frequentou no Recife o Ginásio Pernambucano cursando, a seguir, a Faculdade de Direito da capital pernambucana, da qual se tornaria um dos professores, mediante concurso para a cadeira de Filosofia do Direito Romano.

Dedicou-se Assis Chateaubriand desde a juventude ao jornalismo, escrevendo no Jornal Pequeno e no veterano Diário de Pernambuco.

Em 1917, já no Rio de Janeiro, colaborou no Correio da Manhã, em cujas páginas publicaria impressões da sua viagem à Europa, em 1920.

Em 1924 assumiu a direção de O Jornal - o denominado “órgão líder dos Diários Associados”, entidade que iria abranger no futuro um conjunto de 28 jornais, 16 estações de rádio, cinco revistas e uma agência telegráfica.

Assis Chateaubriand tomou o partido da Aliança Liberal, na campanha que teve por desfecho a vitória da Revolução de outubro de 1930. Contudo, dois anos depois, o apoio à Revolução Constitucionalista o levaria ao exílio.

Promoveu, com início em março de 1941, a “Campanha Nacional de Aviação”. Foi o idealizador do MASP, Museu de Arte de São Paulo, uma de suas mais importantes realizações. Eleito senador pelo Estado do Maranhão, em 1957, acabou renunciando ao mandato legislativo para ocupar o cargo de Embaixador do Brasil na Inglaterra.

A maior parte da sua obra encontra-se dispersa em seus artigos para a imprensa. 

Atualizado em 24/11/2016.