Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > A vida de Lima Barreto

A vida de Lima Barreto

Francisco de Assis Barbosa

Essa publicação faz parte da coleção Coedições ABL

Academia Brasileira de Letras e José Olympio Editora. Oitava edição do livro A vida de Lima Barreto de Francisco de Assis Barbosa.

A propósito desta oitava edição. Esta é a oitava edição de A vida de Lima Barreto, de 1952. É a primeira a ir a público depois da morte do seu autor, Francisco de Assis Barbosa, em 8 de dezembro de 1991, e traz o livro de volta à José Olympio, editora de origem. O corpo da primeira edição só sofreu modificações ao ser preparada a quinta edição, de 1975, quando a citações passaram a ser remetidas às Obras de Lima Barreto, organizadas por Francisco de Assis Barbosa, em 1956, com a colaboração de Antônio Houaiss e M. Cavalcanti Proença. Até hoje, parte expressiva da obra de Lima Barreto, como os quatro livros de crônica, os dois volumes de correspondência e a crítica contida em Impressões de leitura, não foi reeditada, e por essa razão optamos por manter as referências bibliográficas de origem, apesar de estarem as Obras de Lima Barreto há muito esgotadas.

Passados cinqüenta anos, A vida de Lima Barreto permanece sendo o mais expressivo modelo de biografia escrito no país. Trabalho minucioso de pesquisa que ocupou grande parte da vida do autor, o livro reconstitui a trajetória e a obra de um literato cuja figura física mal se podia conhecer, retratada não mais do que umas três vezes durante sua existência. [...] (Beatriz Resende, outubro de 2002)

Ficha da Obra

Autores: 
Francisco de Assis Barbosa