Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Um senhor modernista - Biografia de Graça Aranha

Um senhor modernista - Biografia de Graça Aranha

Maria Helena Castro Azevedo e Alberto Venancio Filho

Essa publicação faz parte da coleção Coleção Austregésilo de Athayde

Um senhor modernista - Biografia de Graça Aranha, de Maria Helena Castro Azevedo. Com prefácio de Alberto Venancio Filho.

Maria Helena Castro Azevedo é carioca. Graduada em História pela UFF, resolveu, na pós-graduação, enveredar pela literatura, outra de suas mais antigas preferências. Obteve o título de Mestre em Letras pela PUC - Rio [...]. No Doutorado, resolveu investigar um momento anterior, nosso primeiro modernismo, na passagem do século XIX para o XX. Aprofundando o cruzamento entre a literatura e a história, concentrou-se na biografia de um literato, Graça Aranha. A tese, intitulada "Um jóquei no seu cavalo. Uma biografia de Graça Aranha", foi defendida em agosto de 1997, na PUC - Rio.

[...] "Mais de sessenta anos após sua morte, só agora aparece um estudo biográfico sério, examinando exaustivamente a sua vida e a sua obra. No livro de Maria Helena Castro Azevedo há a destacar dois tópicos principais que valorizam o esforço feito e melhor destacam a figura do biografado. O uso extensivo das correspondências, comum nas biografias, mas a que a autora deu cunho especial, ao introduzi-las no próprio texto do trabalho, remetendo-se a elas para cada aspecto principal. O outro fato digno de nota é a utilização das falas dos romances para explicar melhor a vida e a personalidade do biografado. Temas importantes da biografia são, entre outros, a utilização da correspondência com José Veríssimo, grande amigo na juventude, dele estremecendo na maturidade, e o destaque para as idéias estéticas em seus escritos; dentre os capítulos do livro destacaria a descrição do processo de elaboração de Canaã, desde os primeiros capítulos, escritos em São João Del Rei, e durante a permanência na Europa como auxiliar de Joaquim Nabuco, e os cuidados para a impressão do volume na França. Também a relação com D. Nazareth Prado é apresentada de forma elegante e sutil." [...] Do Prefácio de Alberto Venancio Filho.

Ficha da Obra

Autores: 
Maria Helena Castro Azevedo
Alberto Venancio Filho