Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Trabalhos Esparsos de Euclides da Cunha

Trabalhos Esparsos de Euclides da Cunha (2009. 224 pp.)

Alberto Venancio Filho, Affonso Arinos de Mello Franco e José Murilo de Carvalho

Essa publicação faz parte da coleção Coleção Afrânio Peixoto

Para Olimpio de Souza Andrade, infatigável estudioso da obra euclidiana, Os Sertões constituiu o grande diálogo que seu autor armou, da natureza com a História do Brasil. Em outros trabalhos, de menor escopo, Euclides prosseguiu na construção desse diálogo, ampliado para outros setores da vida nacional e que por sua análise percuciente e, em certos casos, profética, permanece atual em nossos dias.

Em boa hora a Comissão, designada na ABL para as comemorações do centenário da morte do escritor, resolveu recolher alguns desses textos em um só volume, nos quais o estilo e o talento de Euclides da Cunha na oratória, nos prefácios, em conferências ou na crônica de jornal, demonstram sua visão ampla e multifacetada dos problemas brasileiros.

Sua bibliografia se engrandece com este Trabalhos Esparsos, onde o leitor encontrará subsídios para a compreensão da obra e da vida do homem cujo único compromisso com o destino era dedicar-se ao estudo para explicar o Brasil aos seus contemporâneos e à posteridade. [...] [Apresentação de Cícero Sandroni].

Ficha da Obra

Autores: 
Alberto Venancio Filho
Affonso Arinos de Mello Franco
José Murilo de Carvalho
ISBN: 
978-85-7440-197-3
Ano: 
2009
Páginas: 
224
Leia a obra completa: