Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Hugonianas

Hugonianas

Múcio Teixeira

Essa publicação faz parte da coleção Coleção Austregésilo de Athayde

 

Ao saber da morte de Victor Hugo, decidiu Múcio Teixeira homenageá-lo com uma antologia de poesias traduzidas, das quais 55 já haviam sido publicadas e 51 foram especialmente preparadas. A antologia saiu dois meses após o falecimento do poeta. Entre os autores, alguns hoje desconhecidos, figuram mulheres e sobressaem os nomes de Castro alves, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Vicente de Carvalho, Artur Azevedo e Raimundo Correia. No epílogo, Múcio dedica ao poeta um poema em dois cantos.

No prefácio desta edição (3ª), Sergio Paulo Rouanet considera o histórico da recepção de Hugo no Brasil um capítulo fundamental da própria literatura brasileira. A pesquisa desses rastros é especialmente importante porque muitos dos autores que escreveram sobre Hugo ou o traduziram estão hoje total ou parcialmente esquecidos. Não se trata mais de se compreender épocas, mas de salvar biografias singulares, no sentido que a palavra "salvação" tem na história dialética de Walter Benjamin: trazer para o nosso presente vidas individuais, que sem nós se perderiam para sempre.

E quanto ao autor das Hugonianas, Rouanet diz que é preciso ler Múcio, falar de Múcio, o autor mais prolífico de seu tempo, com mais de setenta obras publicadas. Sílvio Romero fez-lhe uma avaliação muito favorável no prefácio a Novos ideais; no Quadro sintético da evolução dos gêneros na literatura brasileira, foi mais enfático: "cumpre não esquecer o nome de Múcio Teixeira, poeta que tem feito parte de todas as últimas escolas: foi condoreiro, realista, parnasiano, simbolista e decadentista, sucessivamente, mas com muitíssimo talento." As comemorações do bicentenário de nascimento de Victor Hugo em 2002 mostraram que era também a hora de resgatar para o nosso convívio o escritor Múcio Teixeira, testemunha privilagiada da história cultural brasileira. [...]

Ficha da Obra

Autores: 
Múcio Teixeira