Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Publicações > Esboços e perfis / Horas do bom tempo (Memórias e fantasias)

Esboços e perfis / Horas do bom tempo (Memórias e fantasias)

Lúcio de Mendonça

Essa publicação faz parte da coleção Coleção Afrânio Peixoto

A Academia Brasileira de Letras resgata uma dívida com seu fundador, acadêmico Lúcio de Mendonça, reeditando, dentre uma numerosa bibliografia, Esboços e Perfis (1889) e Horas do bom tempo (1901).

Este ato de justiça se impõe, pois muitas vezes no curso dos anos a figura de fundador tem sido esquecida. Joaquim Nabuco, escrevendo do exterior para Machado de Assis, se refere a Lúcio como "o nosso fundador". [...] A sua obra literária é extensa, abrangendo o romance, o conto e a poesia. [...] A visão absolutamente seca e objetiva dos valores culturais de sua época revela-se no texto de Lúcio de Mendonça. Episódios permeados de humor e de uma certa leveza - características de quem já compreendeu as flhas humanas e não luta contra elas, apenas questiona-as - compõem em ritmo crescente o estilo do autor. Sua obra discorre sobre as questões materiais e espirituais do homem, propiciando ao leitor uma atmosfera impregnada de realidade simples e crua. [...]

Observa Raimundo Correia (A Semana de 21.05.1887): "É como prosador, principalmente, que, com melhor realce se distinguem a individualidade, o temperamento, o poderoso gênio e os inestimáveis predicados do escritor castiço... Seus contos, sobretudo, são verdadeiras páginas de mestre, notáveis pela profundeza da observação e ainda mais pela excelência da forma, onde se acham caprichosa e primorosamente fundidos... No que, então, nenhum dos nossos escritores o excede, é na parcimônia regrada dos vocábulos e na admirável propriedade com que os distribui. [...] Qualidades de escritor, tão raras e distintas, com efeito, o colocam na primeira plana e entre os mais abalizados prosadores modernos de aquém e de além-mar." [Da Apresentação de Carlos Sussekind de Mendonça Filho].

Ficha da Obra

Autores: 
Lúcio de Mendonça