Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Vargas Llosa é eleito Sócio Correspondente da Academia Brasileira de Letras

Vargas Llosa é eleito Sócio Correspondente da Academia Brasileira de Letras

 

A Academia Brasileira de Letras elegeu no dia 4 de dezembro, quinta-feira, o escritor peruano, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2010, Jorge Mario Vargas Llosa, para a Cadeira 12 do Quadro dos Sócios Correspondentes. Llosa sucederá ao americano Fred P. Ellison, professor de língua portuguesa e literatura na Universidade do Texas, em Austin, falecido no dia 4 de outubro deste ano.

Saiba mais

Jorge Mario Vargas Llosa, primeiro Marquês de Vargas Llosa, é escritor, jornalista, ensaísta, nobre e político peruano.  Ao completar 14 anos, ingressa, por vontade paterna, no Colégio Militar Leôncio Prado, em La Perla, como aluno interno, ali permanecendo por dois anos. Essa experiência será o tema de seu primeiro livro - La ciudad y los perros, publicado no Brasil como Batismo de Fogo e, posteriormente, como A cidade e os cachorros.

Em 1953, é admitido na Universidad Nacional Mayor de San Marcos, em Lima, a mais antiga da América. Ali estudou Letras e Direito. Em 1958, recebe uma bolsa de estudos "Javier Prado" e vai para a Espanha, onde obtém doutorado em Filosofia e Letras, na Universidade Complutense de Madri.

O principal tema de sua obra é a luta pela liberdade individual na realidade opressiva do Peru. A princípio, bem como vários outros intelectuais de sua geração, Vargas Llosa sofreu a influência do existencialismo de Jean Paul Sartre.

Em 7 de outubro de 2010, foi agraciado com o Prêmio Nobel de Literatura pela Academia Sueca de Ciências "por sua cartografia de estruturas de poder e suas imagens vigorosas sobre a resistência, revolta e derrota individual”.

Ao longo de sua carreira, Llosa recebeu inúmeros prêmios e condecorações, entre eles o Prêmio Rómulo Gallegos (1967) e, principalmente, o Prêmio Cervantes (1994). O Prêmio Biblioteca Breve, ao seu livro Batismo de fogo (1963), marca o início de sua carreira literária internacional. Foi condecorado pelo governo francês com  a Medalha de honra, em 1985.

4/12/2014

03/12/2014