Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Stella Caymmi faz conferência intitulada "Caymmi 'tá vivo ainda lá!'"

Stella Caymmi faz conferência intitulada "Caymmi 'tá vivo ainda lá!'"

 

O ciclo de conferências Quatro centenários, da Academia Brasileira de Letras, sob coordenação do Acadêmico, embaixador e historiador Alberto da Costa e Silva, apresentou sua terceira palestra – Caymmi “tá vivo ainda lá!” – com a jornalista, biógrafa e escritora, além de neta do homenageado, Stella Caymmi. O evento foi realizado no dia 20 de maio, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

A Coordenação geral de todos os ciclos de conferências deste ano é do Acadêmico e poeta Antonio Carlos Secchin.

A última palestra do ciclo será: dia 27, Iberê Camargo: o exercício da pintura, com o curador, crítico de arte e professor Paulo Venancio Filho.

Os ciclos de conferências são transmitidos ao vivo pelo portal da ABL.

Serão conferidos certificados de frequência.

Saiba mais

A palestrante

Stella Caymmi é jornalista, biógrafa, escritora e doutora em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, onde leciona. Há mais de duas décadas, trabalha na área cultural com artigos e ensaios publicados na imprensa e no meio acadêmico, além de participação em Congressos e Colóquios.

É autora dos livros Dorival Caymmi - O Mar e o Tempo, lançado em 2001, selecionado como finalista do Prêmio Jabuti na categoria ‘Biografia – Reportagens’, Caymmi e a Bossa Nova, publicado em 2008, e O Que é Que a Baiana Tem? – Dorival Caymmi na Era do Rádio, de 2013, celebrando a abertura do Centenário de Dorival Caymmi e os 90 anos do rádio no Brasil.

Em 28 de abril, no Rio de Janeiro, e em 13 de maio, em São Paulo, Stella Caymmi lançará o livro comemorativo da nova edição atualizada da biografia do compositor, Dorival Caymmi – O Mar e o Tempo, além de participar de diversas atividades relativas ao Centenário Caymmi.

O homenageado

Dorival Caymmi nasceu em Salvador, Bahia, no dia 30 de abril de 1914. Cantava a compunha os costumes e as tradições do seu estado natal. Entre suas canções de sucesso estão "Samba da minha terra", "Marina", "Samba da Bahia", "O dengo que a nega tem" e "Saudade de Itapoã".

Nos anos 70, foi condecorado pelo governo baiano. Apresenta as músicas "Oração para Mãe Menininha" (1972) e "Modinha para Gabriela", da trilha sonora da novela Gabriela. Com problemas cardíacos, passou a apresentar-se esporadicamente em shows ao lado dos filhos Dori, Nana e Danilo, também músicos. Em 60 anos de carreira, gravou cerca de 20 discos, mas o número de versões de suas músicas feitas por outros intérpretes é praticamente incalculável. Dorival Caymmi morreu no Rio de Janeiro, no dia 16 de agosto de 2008.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Curta no Facebook

20/5/2014

14/05/2014 - Atualizada em 13/05/2014