Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Silviano Santiago faz a palestra de encerramento do ciclo “Futuros do presente: o Brasil imaginado”

Silviano Santiago faz a palestra de encerramento do ciclo “Futuros do presente: o Brasil imaginado”

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou o ciclo de conferências “Futuros do presente: o Brasil imaginado”, sob coordenação do Acadêmico José Murilo de Carvalho, com a quarta e última palestra, denominada “O futuro cultural do Brasil”, que teve como convidado o escritor Silviano Santiago. O evento aconteceu no dia 27 de agosto, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

O Acadêmico José Murilo de Carvalho explicou, já na primeira palestra, no começo do mês, qual a intenção do ciclo: “É contrariar nossa relação estéril com o tempo e promover o exercício de visualizar um futuro que se relacione com nosso passado e nosso presente. Inspirando-se no padre Vieira, quer fazer a História do Futuro, ou melhor, quer explorar os futuros imaginados no presente. Não o fará com a ajuda de oráculos e profetas, mas de especialistas e de pensadores do Brasil. A prospectiva, como a retrospectiva, são condições para o desenvolvimento de uma visão crítica do presente”.

Saiba mais

Silviano Santiago é escritor, ensaísta, crítico literário e Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF). Como ficcionista, publicou os romances Em liberdade, Stella Manhattan, Uma história de Família, Viagem ao México, De cócoras, O falso mentiroso e Heranças, além das coleções de contos Keith Jarrett no Blue Note e Histórias mal contadas. Seus ensaios estão reunidos nos livros Uma literatura nos trópicos, Nas malhas da letra e O cosmopolitismo do pobre. Por quatro vezes recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura. O livro Heranças recebeu, em 2009, o prêmio de melhor romance, concedido pela Academia Brasileira de Letras. O governo francês o distinguiu com os títulos de “Chevalier de l’Ordre des Palmes Académiques”, “Officer de l’Ordre des Arts et Lettres” e “Médaille de la Ville de Paris”. Ganhou o Prêmio Machado de Assis de 2013, o mais importante da ABL, pelo conjunto da obra.

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

28/8/2013

22/08/2013 - Atualizada em 21/08/2013