Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Seminário na UFRJ homenageia o trabalho de Heloisa Teixeira

Seminário na UFRJ homenageia o trabalho de Heloisa Teixeira

 

O Laboratório de Teorias e Práticas Feministas (PACC), da Faculdade de Letras da UFRJ promove o evento “IV Encrencas de Gênero - Crítica, Feminismos, Explosão: os horizontes da Helô” , com debates, oficinas, saraus, e apresentações de trabalhos, e o mais importante, segundo Heloisa, “festa”!! No primeiro dia do evento, ontem, dia 16, aconteceu o debate com Helena Vieira, Mary Castro e Bila Sorj, com o título “Debates feministas no Brasil: quando é hoje?”. Por causa das ações da Polícia Militar nas imediações da UFRJ, foi apenas on line. Hoje, dia 17, já presencial, o evento terá uma oficina poética/crítica com a poeta, ensaísta, performer e pesquisadora Heleine Fernandes, intitulada “Corpografia”.

O IV Encrencas se propõe a pensar as relações entre crítica e feminismos, e as explosões que se produziram e produzem nesses encontros e desencontros, e abre espaço para apresentações de pesquisas, performances, e outras intervenções ligadas à áreas de letras, artes e cultura, que pensam a relação entre crítica e gênero, raça, classe e sexualidade não apenas no âmbito teórico e acadêmico, mas também como prática feminina. E a organização do evento cita a Acadêmica Heloisa Teixeira como realizadora de um trabalho crítico constante desde a década de 70.

“Com um olhar irreverente, com bastante urgência, é uma das críticas que tomou por tarefa olhar o que ainda estava em emergência, a produção contemporânea, produzida ao mesmo tempo em que a crítica imaginava um mundo e uma interpretação. Leitora dos 70 nos anos 70, dos 80 nos 80, e da explosão feminista em plena explosão, sempre contemporânea de si mesma, também teve que lidar com impasses e atritos, pois ler o mundo não pode ser pacífico.”

17/10/2023