Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Seminário “Brasil, brasis” de dezembro debate na ABL o tema “A língua nos caminhos do espaço”, com participação do Acadêmico Evanildo Bechara e as professoras Tânia Mara Saliés e Tania M. Shepherd

Seminário “Brasil, brasis” de dezembro debate na ABL o tema “A língua nos caminhos do espaço”, com participação do Acadêmico Evanildo Bechara e as professoras Tânia Mara Saliés e Tania M. Shepherd

 

A Academia Brasileira de Letras encerrou a série de Seminários “Brasil, brasis” de 2016 com o tema A língua nos caminhos do espaço. A coordenação foi do Acadêmico Domício Proença Filho, Presidente da ABL. Os palestrantes foram o Acadêmico, professor e lexicólogo Evanildo Bechara, as professoras Tânia Mara Saliés e Tania M. Shepherd. O seminário, com entrada franca, aconteceu no dia 1º de dezembro, quinta-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.

Saiba mais

Quinto ocupante da Cadeira nº 33, eleito em 11 de dezembro de 2000, na sucessão de Afrânio Coutinho, Evanildo Cavalcante Bechara é Professor Titular de Filologia Românica da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense e professor Emérito da UERJ e da UFF, além de ter sido professor visitante da Universidade de Coimbra e da Universidade de Colônia. Faz parte da Comissão Científica da Société de Linguistique Romane, com sede em Estrasburgo, e pertence à Academia Brasileira de Filologia e à Associação de Romanistas.

Diretor da revista Confluência do Instituto de Língua Portuguesa do Liceu Literário Português, Bechara publicou, pelo mesmo Instituto, obra coletiva intitulada Na ponta da língua. Integram a publicação artigos de Silvio Elia, Gladstone Chaves de Melo, Antônio Geraldo da Cunha, Maximiano de Carvalho e Silva, Antonio Basílio Rodrigues entre outros. Também é o coordenador da série, que tem 479 artigos publicados. Diretor da Revista Littera, preparou, junto com Segismundo Spina, a 1ª edição da Antologia de Os Lusíadas, publicada pela Grifo. A 2ª edição, melhorada, foi publicada pela Editora da Universidade de São Paulo.

Autor de um capítulo no livro coletivo Trivium e Quadrivium, em que escreve sobre a História da Gramática na Idade Média, Bechara é autor, entre outros livros, da Moderna gramática portuguesa, Lições de português pela análise sintática, Gramática escolar da Língua Portuguesa, Língua e Linguagem, A nova ortografia e Novo dicionário de dúvidas da língua portuguesa.

23/11/2016

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados