Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Sandroni na ABL

Sandroni na ABL

 

Ricardo Cravo Albin

A Academia Brasileira de Letras sempre cumpriu com desvelo, o rito a solenização dos atos, a sacralização às tradições.

Lá na Casa de Machado de Assis, a ordem natural, cujo beneficiário direto será sempre o bom convívio, prevê um rito de sucessão para a cadeira de presidente. O assentimento entre os acadêmicos é que o secretário-geral de uma administração deva ser o próximo presidente.

Assim foi com os dois anos (a reeleição é permitida) de Marcos Vinicios Vilaça, cujo secretário-geral, Cícero Sandroni acaba de assumir a presidência.

Esse biênio ajudou a Academia a marcar presença ainda mais elástica e diversificada em todos os segmentos culturais da sociedade. Na verdade, desde as administrações de Arnaldo Niskier e Nélida Piñon, com prosseguimento febril em Tarcísio Padilha, Carlos Nejar, Alberto da Costa e Silva e Ivan Junqueira, a Academia é uma usina de eventos. Que vão desde ciclos criativos de conferências a espetáculos de levantamento de memória.

Aliás, foi exatamente com os Cantores do Chuveiro - grupo de intelectuais que, cantando, soerguem memórias musicais e esgrimem generosidade - que o jornalista e escritor Cícero Sandroni deu partida a sua ação como presidente da nova mesa. Que se dá o luxo de contar com dois ex-presidentes, Da Costa e Silva e lvan Junqueira (este, agora secretário-geral). Ou seja, Sandroni - jornalista de escol e calejado defensor da liberdade de expressão - já antecipa, desse modo, que sua mesa-diretora irá prosseguir na abertura da ABL para suprir os reclamos culturais do País. Embora mantendo as tradições e os belos rituais acadêmicos.

O Dia (RJ) 24/12/2007

02/01/2008 - Atualizada em 02/01/2008