Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Rubem Fonseca é tema de palestra na ABL

Rubem Fonseca é tema de palestra na ABL

 

Um dos maiores romancistas brasileiros de todos os tempos, especificamente no século XX, o escritor Rubem Fonseca terá sua obra revisitada pelo jornalista, escritor e roteirista de cinema brasileiro, Marçal Aquino. A palestra é a segunda do ciclo “Cadeira 41”, que tem coordenação da Acadêmica Ana Maria Machado e será ministrada no dia 8 de agosto, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/marcal-aquino-fala-sobre-rubem-fonseca/

Rubem Fonseca nasceu em 11 de maio de 1925, em Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais. A partir dos oito anos de idade, passou a viver no Rio de Janeiro, onde faleceu, em 15 de abril de 2020. Ali, em 1948, formou-se na faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais. Mais tarde, de 1952 a 1958, trabalhou na polícia dessa cidade.

O escritor utilizou a experiência na escrita de suas narrativas e tornou-se um autor de contos e romances policiais. Suas obras — sucesso de público e de crítica — possuem enredos envolventes, com ação, suspense e violência, mas também mostram o vazio existencial e a desigualdade social no espaço urbano da contemporaneidade.

os anos de 1953 e 1954, com outros policiais, fez um curso de aperfeiçoamento em Comunicação, nos Estados Unidos. Aproveitou para fazer também um curso de Administração de Empresas, na Universidade de Nova Iorque.

De volta ao Brasil, tornou-se professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Em 1958, deixou sua carreira na polícia para trabalhar na Light. Foi só na década de 1960 que o escritor passou a dedicar-se à literatura, inicialmente, com a produção de contos. Seu primeiro romance O caso Morel — foi publicado em 1973.

Em 1976, seu livro de contos Feliz Ano Novo foi censurado pela ditadura militar por ser considerado contrário à moral e aos bons costumes. A publicação dessa obra só voltou a ser permitida, no Brasil, em 1985. Além de contos e romances, Rubem Fonseca escrevia roteiros.

“Rubem teria todas as condições de ocupar uma cadeira ao nosso lado”, resume a Acadêmica e escritora Ana Maria Machado.

O CICLO

O ciclo “Cadeira 41 tem sequência com a palestra sobre Cecilia Meireles no dia 15 de agosto. O escritor e doutor em letras pela Unicamp Miguel Sanches Neto foi o convidado para esmiuçar a obra da poetisa. No dia 22, o tema abordado será Nise da Silveira. A palestra será ministrada pelo Acadêmico Marco Lucchesi. Encerrando o ciclo, no dia 29 de agosto, o Acadêmico e escritor Godofredo de Oliveira Neto falará sobre o poeta negro Cruz e Souza. A coordenação geral dos ciclos é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. Todas as palestras do ciclo contam com tradução em libras.

SOBRE MARÇAL AQUINO

Marçal Aquino é um jornalista, escritor e roteirista de cinema brasileiro. Trabalhou como revisor, repórter e redator nos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde. Na contemporaneidade, trabalha como jornalista freelancer e contribuiu recentemente para a revista Época São Paulo. Conhecido pelos livros “Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios”, que foi adaptado para o cinema, “A turma da rua quinze”, “Baixo esplendor”, entre outros.

03/08/2023

Vídeos relacionados