Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Romancista Ignácio de Loyola Brandão é o primeiro vencedor do Prêmio Machado de Assis, em seu novo formato – anuncia a Academia Brasileira de Letras

Romancista Ignácio de Loyola Brandão é o primeiro vencedor do Prêmio Machado de Assis, em seu novo formato – anuncia a Academia Brasileira de Letras

 

O romancista paulista de Araraquara, 79 anos, Ignácio de Loyola Brandão, pelo conjunto de sua obra, foi o primeiro ganhador do Prêmio Machado de Assis, no novo formato (a partir deste ano, o único a ser outorgado pela ABL), divulgou, dia 7 de julho, quinta-feira, a Academia Brasileira de Letras.

Loyola Brandão recebeu a importância de R$ 300 mil e diploma, que foram entregues em solenidade no Salão Nobre do Petit Trianon, no dia 20 de julho, quarta-feira, quando a ABL esteve comemorando seus 119 anos de fundação.

Domício Proença Filho, terminada a votação, afirmou: “A reformulação que resultou na concessão de um único prêmio, com o nome de Machado de Assis, objetiva conceder à láurea maior representatividade e relevância”.

A Secretária-Geral, Acadêmica Nélida Piñon disse que “o vencedor de um prêmio que leva o nome de Machado de Assis encarna o espírito criador dos escritores brasileiros. A outorga deste prêmio alça o premiado à categoria de mestre da narrativa”.

Em seu novo formato, o Prêmio Machado de Assis valoriza e reverencia o autor brasileiro, ao consagrar o conjunto de sua obra, de acordo com a ABL. O vencedor fez parte, inicialmente, de uma lista tríplice entregue pelos Acadêmicos. Considerados os nomes mais votados, a Diretoria criou uma nova lista e a apresentou ao plenário em ordem alfabética. A seguir, houve a escolha do ganhador, por intermédio de votação secreta, em sessão acadêmica.

A ABL, até 2015, concedia prêmios em diversas áreas (poesia, ficção, ensaio, literatura infanto-juvenil, tradução, cinema e História e Ciências Sociais). A partir deste ano, apenas o Prêmio Machado de Assis será o representativo da Academia, intercalando as áreas de Literatura e de Humanas, sempre com a condição de valorizar o conjunto de obra dos autores selecionados.

Na oportunidade, a ABL também fez a entrega das Medalhas João Ribeiro ao educador Carlos Alberto Serpa de Oliveira e ao escritor Maxmiano de Carvalho e Silva.

07/07/2016

Notícias relacionadas