Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Roberto Cavalcanti fala sobre Nabuco e o Recife no Ciclo de Conferências sobre o Centenário de Morte de Joaquim Nabuco I

Roberto Cavalcanti fala sobre Nabuco e o Recife no Ciclo de Conferências sobre o Centenário de Morte de Joaquim Nabuco I

 

A Academia Brasileira de Letras teve a honra de convidar para o Ciclo de Conferências Centenário de Morte de Joaquim Nabuco, com a presença do escritor, advogado, economista e historiador Roberto Cavalcanti de Albuquerque, falando sobre "Nabuco e o Recife".

A palestra, que teve a coordenação do Presidente da ABL Marcos Vinicios Vilaça,   aconteceu no dia 30 de março, no Teatro R. Magalhães Jr.

O Ciclo de Conferências do Centenário de Morte de Nabuco contará com as palestras de Rubens Ricupero, no dia 6/4, falando sobre "A diplomacia de Joaquim Nabuco e as questões de fronteiras"; e, encerrando a primeira fase do ciclo, teremos o Acadêmico Alfredo Bosi, no dia 13/4, falando sobre "Joaquim Nabuco memorialista".

O evento teve entrada franca, mediante inscrição prévia no Portal da ABL. Os inscritos na primeira conferência, realizada dia 18/3, estão automaticamente inscritos nas demais palestras no ciclo. Serão fornecidos certificados de frequência.

A conferência foi transmitida ao vivo pelo Portal da ABL e teve o patrocínio da Petrobrás.

Saiba mais

Roberto Cavalcanti de Albuquerque
Advogado e economista, Roberto Cavalcanti de Albuquerque fez pós-graduação na Universidade de Colúmbia, Nova York, em 1964. Foi professor titular de Economia da Universidade Federal de Pernambuco, professor visitante da Universidade de Harvard, do Instituto Internacional de Administração Pública (Paris) e membro do Corpo Permanente da Escola Superior de Guerra (1985-90).

Foi superintendente do Condepe, do IPEA, secretário de Planejamento da Secretaria de Planejamento da Presidência da República (1974-9) e secretário-geral do Ministério do Interior (1979-85).

É, desde 1991, diretor técnico do Instituto Nacional de Altos Estudos, INAE - Fórum Nacional, Rio de Janeiro.

Especialista em desenvolvimento regional e planejamento estratégico têm vários livros e artigos publicados, no Brasil e no exterior. Entre os 25 livros publicados, os mais recentes são Coronel, coronéis (com Marcos Vinicios Vilaça), 2006, 5a. edição brasileira e outros como: Memorial da Restauração/Nabuco: razão e sentimento, 2005;
Cinco décadas de questão social no Brasil e os grandes desafios do crescimento sustentado (com João Paulo dos Reis Velloso); A nova geografia da fome e da pobreza (com João Paulo dos Reis Velloso); A promoção do desenvolvimento: os 50 anos do BNDES e do Banco do Nordeste (com João Paulo dos Reis Velloso); Gilberto Freyre e a invenção do Brasil. José Olympio, 2000; Brasil-Portugal, desenvolvimento e cooperação: o diálogo dos 500 anos (com António Romão).

30/3/2010

25/03/2010 - Atualizada em 24/03/2010