Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Rio de Janeiro e o poeta Bandeira

Rio de Janeiro e o poeta Bandeira

 

José de Souza Alencar

O Rio de Janeiro reconheceu o talento, fez reverência, colocou o tapete vermelho para homenagear o grande poeta pernambucano que é Manuel Bandeira. Iniciativa da prefeitura carioca a um pernambucano nascido no Recife, no ponto crucial da cidade, pertinho do Capibaribe e do mar. Quem se entusiasmou ao máximo com essa homenagem, e tinha toda razão, foi o pernambucano ousado que ama seu Estado: Marcos Vilaça. Como presidente da Academia Brasileira de Letras ele deu todo apoio, convidou, motivou pernambucanos para que comparecessem. E tinha toda razão porque a homenagem foi espontânea. Bandeira, com Pasárgada ou não, provavelmente vai agradecer a toda essa festança, com muita ênfase para Marcos Vilaça. No céu, Bandeira ao lado dos seus personagens e do rei, de quem é amigo, agradece.

Jornal do Commercio (PE) 22/4/2007

 

Bandeira o tempo inteiro

Foi pernambucaníssimo o começo da noite de quinta-feira para alguns cariocas influentes: o presidente da Academia Brasileira de Letras, Marcos Vinicios Vilaça, entregou à cidade do Rio de Janeiro uma escultura de Manuel Bandeira, no espaço cultural dedicado ao poeta no Palácio Austregésilo de Athayde.

Essa combinação de três pernambucanos notáveis atraiu muitos intelectuais e reativou o foco sobre um dos maiores poetas brasileiros em todos os tempos, agora mais visível a quem circula pelo centro do Rio. Além da escultura, Vilaça abriu uma exposição - Bandeira o tempo inteiro - com peças raras, manuscritos, cenários de um Bandeira do Capibaribe e da rua da União, enamorado do Rio, poeta do cotidiano e do engajamento.

Monumento do poeta é festejado

Magnífico. Era a palavra mais usada pelas pessoas que viram o monumento a Manuel Bandeira na área que foi deixada por Austregésilo de Athayde - pernambucano, presidente da Academia Brasileira de Letras - é agora enriquecida por outro pernambucano, Marcos Vinicios Vilaça. A obra é do artista plástico Otto Dumovich e foi oferecida à Academia pelo prefeito César Maia.

Jornal do Commercio (PE) 21/4/2007

25/04/2007 - Atualizada em 24/04/2007