Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Repensar o Progresso para o Brasil de 2050” é o tema da palestra de abertura do Ciclo de Conferências “O Brasil em 2050”, com a participação da socióloga política Elisa Reis

“Repensar o Progresso para o Brasil de 2050” é o tema da palestra de abertura do Ciclo de Conferências “O Brasil em 2050”, com a participação da socióloga política Elisa Reis

 

A Academia Brasileira de Letras abriu seu Ciclo de Conferências do mês de outubro, intitulado O Brasil de 2050, com palestra da socióloga política Elisa Reis. O tema escolhido, Repensar o progresso para o Brasil de 2050. A coordenação é do Acadêmico e escritor José Murilo de Carvalho. O evento foi realizado no dia 3 de outubro, às 17h30, no Teatro R. Magalhães Jr., Avenida Presidente Wilson, 203 – Castelo, Rio de Janeiro.

A Acadêmica e escritora Ana Maria Machado é a coordenadora-geral dos Ciclos de Conferências de 2019.

Os Ciclos de Conferência, com transmissão ao vivo pelo Portal da ABL, têm o patrocínio da Light.

Foram fornecidos certificados de frequência.

A intitulação O Brasil em 2050, segundo o Acadêmico José Murilo de Carvalho, refere-se às consequências que acontecerão no Brasil nos próximos 30 anos. Uma mudança que está relacionada aos aspectos sociais, ambientais, econômicos e políticos, e à literatura brasileira.

O Ciclo O Brasil em 2050 terá mais quatro palestras, às quintas-feiras, no mesmo local e horário, nos seguintes dias, com os conferencistas e temas, respectivamente: dia 10, Mario Moscatelli, Rio de Janeiro, um futuro socioambiental inviável? Diagnose e perspectivas; dia 17, Cláudio Frishtak, A economia brasileira na era da incerteza; dia 24, Sergio Abranches, A grande transição do Século XXI e o futuro do Brasil; e dia 31, Rodrigo Lacerda, Horizontes da literatura brasileira: cenários para 2050.

A Conferencista

Elisa Reis é graduada em Sociologia e Política pela UFMG (1967), Mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisa (1972) e Ph.D em Ciência Política pelo Massachusetts Institute of Technology (1980). Realizou estágio de pós-doutorado, em 1985, na Universitá degli Studi di Firenzi.

É professora titular de sociologia política da UFRJ e coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Desigualdade. Foi professora visitante na University of California at San Diego, Columbia University, MIT, e na Ludwig Maximiliem Universitat em Munich, além de ter colaborado com pesquisadores em diversos centros de pesquisa nos Estados Unidos e na Europa. Autora de diversos trabalhos publicados em periódicos no Brasil e no exterior, é também membro do corpo editorial de periódicos da China, França, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Brasil.

É vice-presidente do International Science Council, membro titular da Academia Brasileira de Ciência e da World Academy of Sciences for the Advancement of Science in the Developing Countries (TWAS)

Leitura complementar

A Biblioteca Rodolfo Garcia disponibiliza seu acervo para pequisa e leitura de obras relacionadas ao tema desta conferência, como "A construção da ordem : a elite política imperial", "A construção da sociedade do trabalho no Brasil : uma investigação sobre a persistência secular das desigualdades" e "A segunda abolição : um manifesto-proposta para a erradicação da pobreza no Brasil".

Para consultar mais materiais como os citados, acesse o link abaixo e visite os "Levantamentos bibliográficos" realizados para este evento.

Sophia Acervo

 

26/09/2019

Notícias relacionadas

Vídeos relacionados