Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Renato Cordeiro Gomes faz a terceira palestra ciclo “A cidade na ficção brasileira”

Renato Cordeiro Gomes faz a terceira palestra ciclo “A cidade na ficção brasileira”

 

O ciclo “A cidade na ficção brasileira”, da Academia Brasileira de Letras, sob coordenação do Acadêmico, embaixador e historiador Alberto da Costa e Silva, apresentou palestra com o escritor e pesquisador Renato Cordeiro Gomes. O tema da conferência, a terceira do ciclo, foi “Encontro e confronto com a cidade: ficção brasileira e experiência urbana”. O evento aconteceu no dia 17 de setembro, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. A entrada foi franca.

O ciclo terá ainda mais uma conferência, dia 24 de setembro, com Letícia Malard, sobre o tema “A rua, o cortiço e o sobrado no Rio de Aluísio Azevedo”.

Saiba mais

O palestrante

Doutor em Letras pela PUC-Rio, onde é professor associado de Comunicação e Literatura do Departamento de Comunicação Social, Renato Cordeiro Gomes atua na Graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação; e no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, do Departamento de Letras. Foi professor adjunto de Literatura Brasileira do Instituto de Letras da UERJ.

Pesquisador do CNPq e da Cátedra Padre António Vieira de Estudos Portugueses (PUC-Rio e Instituto Camões), de que é também coordenador-adjunto, Renato Cordeiro Gomes vem trabalhando nas linhas de pesquisa sobre  Literatura, cultura midiática e experiência urbana.  Desenvolve, atualmente, o projeto “João do Rio e as representações da cidade: o artista, o repórter e o artifício”, que busca resgatar em fontes primárias a produção do autor, em boa parte não publicada em livro.

Renato Cordeiro Gomes publicou os seguintes livros: Todas as cidades, a cidade; João do Rio: vielas do vício, ruas da graça; João do Rio; As melhores crônicas de Marques Rebelo; organização, biografia e estudo crítico; além de ensaios publicados no Brasil e no exterior, em coletâneas e em revistas especializadas. 

Veja também

Perfil da ABL no Twitter
Comente o evento no Orkut
Curta no Facebook

17/9/2013

13/09/2013 - Atualizada em 12/09/2013