Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Rádio MEC homenageia Austregésilo de Athayde

Rádio MEC homenageia Austregésilo de Athayde

 

(14/09/2006)

No dia 13 de setembro, a Rádio MEC/AM apresentou um programa em homenagem ao Acadêmico Austregésilo de Athayde, celebrando a passagem do13º ano de seu falecimento. O Acadêmico foi, durante muitos anos, colaborador da Rádio MEC, escrevendo um boletim internacional. “Um jornalista com visão apostólica”, segundo foi descrito na Rádio MEC.

Os Acadêmicos Lêdo Ivo e Cícero Sandroni participaram do programa Atualidades, juntamente com a escritora e jornalista Laura Sandroni, filha e biógrafa de Athayde, ao lado de seu marido, Cícero.

Ledo Ivo, contemporâneo de Austregésilo na ABL, lembrou a preocupação de seu colega com a ética:

“Preocupado sempre com a indispensabilidade do comportamento ético que os governantes precisam observar no trato da coisa pública, Athayde atualmente se sentiria um estranho no ninho. Ele pregou sempre os valores humanísticos e, no jornal e na tribuna, foi um defensor da justiça, do direito, da liberdade, da conciliação e do diálogo.”

Para Laura Sandroni, seu pai foi um intelectual cuja vida esteve essencialmente pautada pelo trabalho em jornal. A escritora também lembrou a participação de Austregésilo no combate à ditadura do Estado Novo, na revolução paulista de 1932 e na luta contra o regime militar no Brasil. Falou, também, da participação do pai na Conferência das Nações Unidas de 1948, em Paris, onde destacou-se como um dos principais redatores da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

O Acadêmico Cícero Sandroni salientou ainda que na comemoração de 20 anos da Declaração, René Cassim, delegado francês à Conferência e ganhador do Prêmio Nobel da Paz, disse ao Jornal do Brasil que gostaria de dividir o prêmio com Austregésilo.

 

Veta também:

Inauguração do Instituto Cultural Austregésilo de Athayde

 

21/09/2006 - Atualizada em 20/09/2006