Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Priscila Monteiro ministra conferência sobre João Cabral de Melo Neto

Priscila Monteiro ministra conferência sobre João Cabral de Melo Neto

 

"João Cabral, editor e impressor" foi o tema da última palestra do ciclo "Escritores, Lado B". Priscila Monteiro, pesquisadora da obra do escritor pernambucano falou sobre as obras impressas por João Cabral de Melo Neto no selo “O Livro Inconsútil (sem costuras), onde imprimiu com uma impressora manual Minerva, que comprou durante sua estada em Barcelona como vice-consul do Brasil na cidade. Ali foram impressos 14 livros – além dos seus pr´prios, os de amigos, como Manuel Bandeira, Ledo Ivo, Vinicius de Moares e outros. Todas as palestras são transmitidas pelo Youtube da Academia.

João Cabral de Melo Neto foi poeta, escritor e diplomata brasileiro. Conhecido como “poeta engenheiro”, fez parte da terceira geração modernista no Brasil, conhecida como Geração de 45. “Morte e Vida Severina” foi a obra que o consagrou. Nela, o escritor retrata a saga de um retirante nordestino que sai do sertão em direção ao Sudeste do Brasil para buscar melhores condições de vida. A obra foi adaptada para a música, teatro e cinema.

Além disso, seus livros foram traduzidos para diversas línguas (alemão, espanhol, inglês, italiano, francês e holandês) e sua obra é conhecida em diversos países.

Em 15 de agosto de 1968, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras, recebido por José Américo. Em seu discurso de posse, homenageou o jornalista Assis Chateaubriand.

A palestra desta terça-feira encerrou o ciclo “Escritores, lado B” que teve a coordenação do Acadêmico Joaquim Falcão. A coordenação-geral do projeto de ciclos de conferências de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Sobre Priscila Monteiro

Doutora pela Universidade de Coimbra em Materialidades da Literatura (2021), Priscila Monteiro é investigadora no Centro de Literatura Portuguesa desta instituição. Venceu o Prémio Mário Quartin Graça 2022 na área de Ciências Sociais e Humanas por sua tese de doutoramento. Em sua pesquisa, trabalha com acervo literário, correspondências inéditas e bibliografia material do poeta brasileiro João Cabral de Melo Neto. Atualmente, organiza um volume da correspondência inédita do autor com Lauro Escorel, em seu pós-doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul na área de Teoria da Literatura.

23/05/2023