Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > "Primeiras Estórias", de Guimarães Rosa, tem olhar italiano

"Primeiras Estórias", de Guimarães Rosa, tem olhar italiano

 

Uma das efemérides que marca o calendário cultural deste ano é o centenário de nascimento do mineiro João Guimarães Rosa. Médico, diplomata e mais do que um inventor de palavras, o acadêmico que evidenciou o Brasil regional atraiu especialistas de diversas partes do mundo.

Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Letras traz para o Teatro R. Magalhães Jr., no dia 18/7, às 17h30, a visão de Ettore Finazzi-Agrò, da Universidade de Roma "La Sapienza".

Baseado nos 21 contos de "Primeiras Estórias", o professor mostrará uma visão contemporânea e intempestiva da obra e do mundo roseano na palestra O Tempo da Estória. O evento terá entrada franca e transmissão ao vivo pelo portal da ABL.

 

Saiba mais:

Ettore Finazzi-Agrò

Licenciado em Filologia Românica pela Universidade de Roma, é também Titular de Literatura Portuguesa e Brasileira na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade de Roma "La Sapienza".

Pesquisou no âmbito da épica e da novelística portuguesas do séc. XVI (publicando um livro e vários ensaios). Estudou ainda a poesia portuguesa do séc. XX e, particularmente, a obra de Fernando Pessoa (editando dois livros e muitos ensaios). Voltou, recentemente, à literatura medieval, colaborando, com várias entradas, ao Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa, organizado por Giuseppe Tavani e Giulia Lanciani (Lisboa 1993).

No âmbito da literatura brasileira, publicou um livro sobre Clarice Lispector (além de um estudo sobre a mesma escritora), Nélida Piñon e vários ensaios a respeito das obras de Guimarães Rosa, Mário de Andrade e outros grandes autores contemporâneos (Jorge Amado, Antonio Callado, Lya Luft, etc.).

Foi professor convidado na Universidade Nova de Lisboa (1995), na Universidade Federal de Minas Gerais (1994), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996) e na Unicamp (2001) ministrando cursos sempre voltados para as literaturas portuguesa e brasileira.

Finazzi-Agrò é também membro dos conselhos consultivos e/ou científicos das revistas: Teresa (São Paulo), Revista do Instituto de Estudos Brasileiro (São Paulo), Alceu (Rio), Via Atlântica (Sâo Paulo), Semear (Rio), Convergência Lusiada (Rio), Outra Travessia (Florianópolis), Veredas (Lisboa-Coimbra), Românica (Lisboa), Critica del testo (Roma).

8/7/2008

08/07/2008 - Atualizada em 07/07/2008