Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Presidente Marco Luchessi participa da 3ª edição do Encontro com a Arte Contemporânea, no Espírito Santo

Presidente Marco Luchessi participa da 3ª edição do Encontro com a Arte Contemporânea, no Espírito Santo

 

O Presidente da ABL, Acadêmico Marco Lucchesi, foi um dos palestrantes convidados do Museu Vale para 3ª edição do Encontro com a Arte Contemporânea, realizado de 16 a 18 de outubro de 2019, no Museu Vale, em Vila Velha - Espírito Santo.

O evento, que ocorre anualmente, tem como propósito pensar temas relacionados à arte, mostrando as múltiplas possibilidades de sua compreensão, bem como os diferentes modos de sua realização. Como os dois anteriores, esse terceiro encontro, com o tema Arte, Educação, Cultura, também será dividido em três momentos: no primeiro dia, refletir acerca da relação entre arte e cultura; no segundo dia, compreender a relação entre arte e educação; e, por fim, no terceiro dia, pensar o nexo fundamental entre educação e cultura. 

Marco Lucchesi

Sétimo ocupante da Cadeira n.º 15 da ABL, eleito em 3 de março de 2011, Marco Lucchesi é poeta, romancista, ensaísta e tradutor. Desde dezembro de 2017 preside a Academia Brasileira de Letras. Publicou mais de 40 livros ao longo de sua trajetória. Primeiro filho brasileiro de uma família italiana, o Presidente da ABL notabilizou-se pela criatividade marcada por uma sólida formação intelectual – que inclui o conhecimento de mais de 20 línguas.

Professor titular de Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Lucchesi tem pós-doutorado em Filosofia da Renascença na Alemanha. Formado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui mestrado e doutorado em Ciência da Literatura.

Colaborador de importantes órgãos de imprensa, atualmente é colunista do jornal O Globo. Foi editor das revistas Poesia Sempre (Biblioteca Nacional), Tempo Brasileiro e Revista Brasileira (ABL).

Seus livros mais recentes são O carteiro imaterial (ensaios), Clio (poesia) e O bibliotecário do imperador (romance).

Lucchesi ganhou três Prêmios Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do Brasil, concedido pela Câmara Brasileira do Livro.

16/10/2019