Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Presidente da ABL, Acadêmico Domício Proença Filho, lança seu livro “Leitura do texto, leitura do mundo”

Presidente da ABL, Acadêmico Domício Proença Filho, lança seu livro “Leitura do texto, leitura do mundo”

 

O Acadêmico, professor, crítico literário e poeta Domício Proença Filho, Presidente da Academia Brasileira de Letras, em seu segundo mandato, lançou, pela Editora Rocco, o livro Leitura do texto, leitura do mundo. A noite de autógrafo aconteceu na Livraria Travessa do Shopping Leblon.

De acordo com os editores, Domício Proença Filho vivenciou nas últimas décadas, um diálogo próximo com mais de 20 mil professores e de dez mil profissionais de outras áreas. “Essa realidade didática significativa evidenciou uma estreita relação entre leitura e repertório cultural, chamando a atenção do autor para a necessidade de uma visão pragmática e integrada dos conceitos relacionados com a escrita e a leitura. Tal bagagem deu origem ao livro, que tem como objetivo central discutir a conexão entre texto e conhecimento”.

Ainda segundo os editores, “Proença aborda o ato de ler e a sua importância, refletindo sobre aspectos relevantes referentes à leitura como fonte de prazer e cultura. Já no âmbito das conceituações e seu inter-relacionamento, o autor abre espaço para considerações sobre o processo linguístico da comunicação ao discutir as funções da linguagem e destacar sua interação com história, ideologia, cidadania e contexto social. No que diz respeito à obra de arte literária, por sua vez, propõe reflexões sobre sua especificidade, seu vínculo com a língua-suporte em que se concretiza e a representatividade cultural de que se reveste – apontando os múltiplos enfoques que, por sua natureza, o texto de literatura possibilita”. 

A obra é dividida em dez partes: “Conhecimento, comunicação e linguagem”; “Conhecimento, cultura e comunicação”; “Linguagem, língua e signo”; “O processo linguístico da comunicação”; “Enunciado, discurso e texto”; “Língua, discurso e estilo”; “Literatura, linguagem e língua”; “Literatura, leitura e interpretação textual”; Caminhos da leitura; e “Leitura de textos”.

Esse último segmento inclui interpretações de conteúdo literário (assinado por autores como Camões, Machado de Assis, Cruz e Souza e Vinicius de Moraes) e não literário (ensaios de Alfredo Bosi, Alberto da Costa e Silva e uma passagem de um sermão de Padre Antônio Vieira), apresentando exemplos que não devem ser entendidos como modelos rígidos e seguem , nas palavras do autor, “a crença de que um determinado olhar pode mobilizar outros olhares num processo de ampliação do convívio prazeroso e enriquecedor com o texto de literatura”.

Leitura do texto, leitura do mundo ressalta ainda a relevância da matéria literária como poderoso nutriente do imaginário nacional e o papel do escritor como testemunha do seu tempo, tratando, em relação à cultura, da rearticulação dos conceitos tradicionais diante da realidade globalizada. Para Domício Proença Filho, “a leitura, em especial a dos textos literários, ainda é, na contemporaneidade, uma das atividades mais eficazes na direção do nosso conhecimento de nós mesmos, dos outros, do mundo e de nossa relação com os outros e o mundo”.

Saiba mais:

Quinto ocupante da Cadeira 28, eleito em 23 de março de 2006 na sucessão do Acadêmico Oscar Dias Corrêa e recebido em 28 de julho de 2006 pelo Acadêmico Evanildo Bechara, Domício Proença Filho é professor, crítico, poeta, ficcionista, roteirista e autor de projetos culturais, Bacharel e Licenciado em Letras Neolatinas pela Faculdade Nacional de Filosofia da antiga Universidade do Brasil, e Doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira.

Professor Emérito da Universidade Federal Fluminense (UFF). O Presidente da ABL foi, também, professor da disciplina e de língua portuguesa durante dezenas de anos em outras universidades, entre elas a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio, e a Universidade Santa Úrsula. Na condição do Professor Titular convidado (Gastprofessor), ministrou cursos de literatura brasileira na Universidade de Colônia, na Escola Técnica de Altos Estudos de Aachen e na Universidade de Tübingen.

Domício Proença Filho participou, como conferencista e debatedor, de seminários em centros de estudo superior de Lisboa, Coimbra, Porto, Minesota, Colônia, Tübingen, Munique, Roma, Bolonha, Veneza, Madrid, Salamanca, Paris e Clermont Ferrand. Integrou a Comissão Organizadora da Participação do Brasil na Feira de Frankfurt – 1994 no âmbito da qual foi autor do texto do “Panorama da literatura brasileira do século XVI ao século XX. Tem publicados 65 livros. Também assumiu, no dia 25 de maio do ano passado, a Academia das Ciências de Lisboa, como Sócio Correspondente Brasileiro.

Serviço
Livro: Leitura do texto, leitura do mundo
Autor: Domício Proença Filho
272 páginas
Preço: R$ 39,90
Assuntos: linguagem e leitura, teoria e crítica literária
Lançamento: dia 7 de março, terça-feira, a partir das 19 horas
Livraria Travessa do Shopping Leblon
Avenida Afrânio de Melo Franco, 290

Para acessar a página do evento no Facebook, basta clicar no link abaixo:
https://www.facebook.com/events/252890081832814/

23/02/2017