Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Pandemia e Poesia” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

“Pandemia e Poesia” é tema da conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

A Academia Brasileira de Letras prossegue com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O sétimo episódio disponibilizado foi gravado pelo Acadêmico Carlos Nejar. O tema escolhido foi "Pandemia e Poesia". A apresentação será feita pelo Acadêmico Antonio Cícero e a coordenação-geral do ciclo cabe ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o acadêmico inspira o público a procurar conforto nos grandes nomes da cultura mundial: "O vírus findará. Terminada a tempestade, precisamos sobreviver, criar, mudar as coisas, continuar amando e sonhando apesar dos percalços, porque respiramos e vivemos e sabemos que a palavra não é utensílio, mas o acontecer do mundo e o acontecer das coisas e dos sonhos. Nesse tempo, há que se ocupar, evitando o estresse que o encarceramento ocasiona, na literatura como Jorge de Lima, João Cabral, Drummond, Camões, Fernando Pessoa, os contos de Boris, Dante Alighieri, Shakespeare, Goethe... Escutar as músicas de Mozart ou Bach ou Beethoven, que nos arredam das dissonantes notícias de perigo ou de qualquer forma de terror. O momento do espírito é de não ver nem de sentir as paredes que nos prendem (...) porque no espírito, as paredes jamais nos prenderão".

Estão previstos, até o final de setembro, mais 8 episódios, sempre apresentados às quartas-feiras. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

spotify deezer apple-music
10/08/2020