Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Pandemia e o Velho Anormal” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

“Pandemia e o Velho Anormal” é o tema da conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

A Academia Brasileira de Letras prossegue com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O décimo terceiro episódio disponibilizado foi gravado pelo Acadêmico João Almino. O tema escolhido foi "Pandemia e o Velho Anormal". A apresentação do programa e coordenação-geral do ciclo cabem ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o Acadêmico discute as diferenças entre o pré e o pós-pandemia: “O que é normal? Se considerássemos 'normal' o que havia antes da pandemia, miséria, desigualdade, crises políticas e ambientais, teríamos de admitir que estamos vivenciando uma velha normalidade piorada. Pois o fato é que a pandemia está agravando coisas que já conhecíamos. Suas consequências na economia e muito especialmente no campo social são claras. Não estamos diante de um novo normal, mas sim de um velho e insistente normal, quando pessoas perdem o emprego e têm dificuldade de se manter quando a pobreza avança, quando as desigualdades internas internacionais ficam mais evidentes e quando as condições gerais de saúde pioram por causa do vírus e por seus efeitos indiretos. (...) Agora, se tivermos a expectativa de que as coisas mudem para melhor num determinado horizonte de tempo, então podemos considerar que esta normalidade piorada é passageira. A humanidade terá atravessado um período excepcional de meses ou anos, como aconteceu em outras pandemias, ou durante guerras. Já a velocidade das soluções vai depender da criatividade de governos e sociedades, da ciência e da tecnologia, da cooperação internacional, de medidas governamentais, de iniciativas privadas, coletivas e individuais. Acho que nem tudo vai mudar para pior, algumas oportunidades se abrem: tendências promissoras que já se percebiam antes da pandemia podem se reforçar.”

Está previsto, até o final de setembro, mais 1 episódio, sempre apresentado às quartas-feiras. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

spotify deezer apple-music
21/09/2020