Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Pandemia e Filosofia” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

“Pandemia e Filosofia” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

A Academia Brasileira de Letras prossegue com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O décimo quarto episódio disponibilizado foi gravado pelo Acadêmico Tarcísio Padilha e estará disponível para os ouvintes a partir das 16h da próxima quarta-feira, dia 30 de setembro. O tema escolhido foi "Pandemia e Filosofia". A apresentação do programa é feita pelo Acadêmico Candido Mendes e a  coordenação-geral do ciclo cabe ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o Acadêmico discute a prevalência da liberdade humana e da atitude filosófica sobre os desafios acarretados pela pandemia do Coronavírus: “A filosofia não tem como forçar-se, nem que ela desejasse, eventualmente escapar de diálogos interfilosóficos, porque eles promovem e se fazem sentir como algo tão natural para o homem como respirar. A liberdade está aí para interpretar os fatos que ocorrem em busca de uma explicação ainda nem sempre lucidamente encontrada. Creio mesmo que o homem sente no desafio do conselho implícito pelos pandêmicos de acreditar que suas convicções acabarão de alguma maneira se impondo, mas na verdade, a liberdade humana atravessa os séculos, vence os ditadores, submete ao seu império, não por desejar poder, pois desejar o poder é matar o poder.”

Estão previstos, até o final de setembro, mais 2 episódios, sempre apresentados às quartas-feiras. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

spotify deezer apple-music
28/09/2020