Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “Pandemia e Dramaturgia” é o tema da próxima conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

“Pandemia e Dramaturgia” é o tema da conferência do ciclo de podcasts intitulado "Pensando o novo normal"

 

A Academia Brasileira de Letras prossegue com o seu o ciclo de podcasts "Pensando o novo normal", gravado por seus acadêmicos e que aborda as relações entre a pandemia e as diferentes áreas do conhecimento humano. O quarto episódio disponibilizado foi gravado pelo Acadêmico Geraldo Carneiro. O tema escolhido foi "Pandemia e Dramaturgia". A apresentação foi feita pelo Acadêmico Antonio Carlos Secchin e a coordenação-geral dos ciclo cabe ao Acadêmico Antônio Torres.

Durante a emissão, o acadêmico traça um panorama histórico sobre a presença de episódios trágicos da história da humanidade, como a crise da Peste Negra no século XIV, em grandes obras da dramaturgia mundial. “A peste de hoje poderia ser interpretada como uma espécie de Nêmesis, se com nossa arrogância de donos do mundo continuarmos a desrespeitar os deuses da natureza, sejam eles Darwinianos ou metafísicos, merecemos ser varridos do planeta. Se for esse o desfecho, já temos o epílogo escrito por Shakespeare na peça ‘A tempestade’: 'Acabou-se a nossa festa. Chegará o dia em que as torres coroadas de nuvens, os palácios resplandecentes, os templos solenes e mesmo o globo imenso e tudo quanto lhe pertence, vão desaparecer sem deixar rastro, como se dissolveu este espetáculo. Somos desta matéria com que os sonhos são feitos. E a nossa vida breve é circundada pelo sono" (...) Depois de tantas catástrofes, havemos de descobrir que como disse o filósofo Slavoj Žižek, junto da infecção, tem de haver a afeição. Em meio às novas pandemias, nossa única oportunidade é descobrir que a vida é nosso patrimônio comum”.

Estão previstos, até o final de setembro, mais 8 episódios, sempre apresentados às quartas-feiras. Todos os podcasts gravados ficarão disponíveis no site da Academia, assim como nas plataformas de streaming Spotify, Apple Podcasts, Deezer e Castbox.

 

 

spotify deezer apple-music
21/07/2020