Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > Obra de Cecília Meireles é tema de conferência na Academia Brasileira de Letras

Obra de Cecília Meireles é tema de conferência na Academia Brasileira de Letras

 

"Biografar Cecília" é o tema da terceira conferência do ciclo “Poesia e Biografia”, com coordenação do Acadêmico e escritor Ruy Castro. A palestra será ministrada pela pesquisadora e jornalista Leila Gouvêa, no dia 18 de julho, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/biografar-cecilia-18-07-23/

Segundo Leila, a defesa do livro, da literatura e da cultura foi, por certo, uma das causas de Cecília durante toda a sua vida.

“A convicção do poder transformador e iluminador da leitura deve tê-la estimulado a criar, em 1934, aquela que é considerada a primeira biblioteca para crianças do país, a do Centro de Cultura Infantil, no antigo Pavilhão Mourisco, no Rio de Janeiro. Posteriormente, chegou mesmo a sonhar com a organização mundial de uma Biblioteca Infantil, que aparelhasse a infância de todos os países para uma unificação da cultura, nas bases do que se poderia muito marginalmente chamar um “humanismo infantil”. Na esperança de que, se todas as crianças se entendessem, talvez os homens não se hostilizassem”, destaca a pesquisadora.

Leila é uma das mais importantes e entusiastas divulgadoras da obra de Cecília Meireles. Recebeu um prêmio Jabuti de Crítica Literária (2o. lugar), em 2009, pelo seu livro que também foi indicado ao prêmio Mário de Andrade da Fundação Biblioteca Nacional. Sua tese se debruça no pensamento e 'lirismo puro' na poesia de Cecília Meireles e vai discorrer sobre os problemas com os herdeiros que atravancaram seu projeto de biografar a poetisa.

“João Cabral de Mello Neto – uma biografia” foi o tema da segunda conferência do ciclo “Poesia e Biografia”. A palestra foi realizada na terça-feira, 11 de julho, às 16h, no Teatro R. Magalhães Jr.. Doutor em literatura e professor da USP, Ivan Marques abordou o trabalho de pesquisa e o processo de composição do seu livro “João Cabral de Melo Neto: uma biografia”, que venceu o prêmio APCA e foi finalista do Jabuti.

O ciclo “Poesia e Biografia” reúne grandes especialistas na vida e na obra de quatro dos maiores poetas brasileiros do século XX, que revelarão os bastidores da elaboração de suas biografias, algumas já disponíveis em livros, outras ainda em curso. A coordenação-geral dos Ciclos de 2023 é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

Encerrando o ciclo, no dia 25 de julho, o jornalista e cronista Humberto Werneck falará sobre a obra do poeta Carlos Drummond de Andrade em "Biografar Drummond". Humberto vem escrevendo nas últimas cinco décadas diversos textos acerca da vida de seu conterrâneo Drummond, de quem esteve muito próximo, e prepara uma biografia.

Os debates serão realizados no Teatro R. Magalhães Jr., na ABL, sempre das 16h às 17h. As conferências são transmitidas online e podem ser assistidas pelo canal de Youtube da Academia.

12/07/2023