Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > O indígena e a literatura são tema de palestra

O indígena e a literatura são tema de palestra

 

“O indígena e a literatura: do outro ao nós” será o tema da terceira conferência do ciclo Literatura: o centro e as margens”, sob a coordenação do Acadêmico Geraldo Carneiro. A  palestra será na próxima terça-feira,19 de setembro, às 16h, e será ministrada pela pesquisadora Lívia Jacob, doutora em Estudos Literários pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua tese sobre literaturas indígenas das Américas ganhou a menção honrosa do Prêmio Capes de Tese (Edição 2021). . Todas as conferências possuem tradução em libras. A coordenação geral dos ciclos é do Acadêmico Antonio Carlos Secchin.

- Se nos primórdios da colonização os povos originários foram descritos como elementos endógenos de uma terra "recém-achada", logo se tornariam personagens em textos literários, a exemplo de Caramuru (1781), de Santa Rita Durão, e de O Uraguai (1769), de Basílio da Gama. Atravessando o romantismo de O Guarani (1857) e a modernidade de Macunaíma (1928), hoje os nativos escrevem suas próprias histórias. Apesar dessa mudança, uma dúvida permanece: entre o centro e a margem, que lugar esse indígena ocupou e ocupa na literatura? - sublinha Lívia.

O ciclo “Literatura: o centro e as margens” é composto de quatro conferências. A primeira, “A questão do cânone literário e o caso brasileiro”, foi ministrada pelo crítico literário Roberto Acízelo. A segunda abordou o universo da literatura infantojuvenil. A última conferência, no dia 26 de setembro, será sobre “Os feminismos de hoje”, a cargo da Acadêmica e escritora Heloísa Teixeira.

Sobre a conferencista

Lívia Penedo Jacob é formada em Letras, mestre em Linguística pela PUC Rio, doutora em Estudos Literários pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde cursou pós-doutorado (2020), e foi pesquisadora visitante na Universidade de Winnipeg, Canadá. Sua tese sobre literaturas indígenas das Américas, vencedora da menção honrosa do Prêmio Capes de Tese (Edição 2021), foi publicada esse ano pela Editora Argos sob o título "As duras penas: o índio na literatura e a literatura indígena".

Já atuou como concursada tanto no magistério (SME-RJ), como na área de projetos educacionais (SEEDUC-RJ e CECIERJ), além de inúmeras parcerias na iniciativa privada. Atualmente pesquisa as interseções entre oralidade e literatura em seu segundo pós-doutorado, que cursa com financiamento da Faperj.

13/09/2023

Vídeos relacionados