Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > O Criativo Marcos Vinicios Vilaça

O Criativo Marcos Vinicios Vilaça

 

Marly Mota

Antes do final da guerra, com meus país e irmãos, trocamos definitivamente a cidade de Bom Jardim pelo Recife, a terceira capital do país. Época dos bondes elétricos, da Pernambuco Tramways, que circulavam pelas ruas, em ritmo de sociabilidade. Andar de bonde era tranqüilo e divertido.

Meu pai comprara casa recém-concluída, no bairro da Madalena, na Lopes de Carvalho 327, rua ainda sem calçamento com muitas moradias paredes-meias. Defronte, havia um simpático chalé, residência dos Rodrigues de Nazaré da Mata, família de Evalda Rodrigues Vilaça, mulher bela e inteligente, casada com o escritor e professor Antônio Vilaça, pais de Marcos Vinicios Vilaça. Nesse primeiro encontro, guardei de memória o menino Vilaça, pelas mãos de Evalda, vestido com roupa de marinheiro. Tempos depois já casada com Mauro Mota, em nossa casa da Rua Amélia, vejo o estudante do Colégio Nóbrega, colega de Roberto Motta. Não tarda vê-lo escritor e noivo da bela limoeirense Maria do Carmo Duarte, anunciando-nos que seríamos seus padrinhos de casamento, um dos mais belos do Recife.

Marcos Vilaça, em fase de construção do seu livro: Coronel Coronéis, com a parceria do querido amigo Roberto Cavalcanti de Albuquerque, sempre presente em nossa casa. Muitas vezes o Coronelismo da Guarda Nacional era assunto esmiuçado, em boutades, onde o gargalhar ecoava além das portas.

Eleito para a Academia Pernambucana de Letras em 1965, Vilaça foi recebido por Mauro Mota, no salão do Instituto Histórico e Geográfico, à Rua do Hospício. Lembro dos presidentes Célio Meira, Valdemar de Oliveira, Luiz Delgado, na salinha apertada cedida pelo Instituto Histórico para as reuniões da APL.

O governador Paulo Guerra, voltado para os interesses culturais do estado, atende aos apelos do presidente Luiz Delgado e transfere o solar do Barão Rodrigues Mendes à Academia Pernambucana de Letras, em regime de comodato.

Marcos Vinicios Vilaça assume a presidência. Com a colaboração dos confrades remaneja a casa, inaugura a nova sede, em grande noite.Com talento e simplicidade exerce a presidência, recebendo de Gilberto Freyre uma declaração explicita de louvor: "Tão jovem e tão presidente." Que bem lhe coube, sem transbordamentos.

Em 1972, Mauro Mota recebe de Marcos Vilaça, o exercício da presidência. Época do governo Eraldo Gueiros, que a pedido de Mauro, transfere gratuita e legalmente, à ABL, a casa dos Rodrigues Mendes. Uma dezena de anos passa Mauro Mota na presidência, somados a mais de quatorze, de vida participativa na Academia Brasileira de Letras.

Em julho de 1985 volto ao Petit Trianon, com os meus filhos, à posse de Marcos Vilaça, eleito para a cadeira de seu antecessor Mauro Mota. À mesa, os presidentes da Casa e o da República, acadêmico José Sarney, que recebe o novo imortal. No decorrer da cerimônia, o presidente Austregésilo de Athayde chama-me para que passe às mãos de Marcos Vilaça, o diploma de membro efetivo. Ato até então único na ABL, concede-me o meu velho amigo Athayde.

Vinte anos depois, Vilaça, em 2005, sucede a Ivan Junqueira na presidência. A Academia Brasileira de Letras que tem por finalidade a "Cultura da Língua Portuguesa," revigora-se com o presidente Marcos Vinicios Vilaça, que por dois anos, comandou com a sua diretoria de alto nível, às atividades acadêmicas, colocando a Casa Machado de Assis ao alcance de todos.

O amigo José de Souza Alencar-Alex, recentemente escreveu a crônica: Aparece Porque Merece, ressaltando em Vilaça, o talento, o escrever bem e a fidelidade aos seus amigos nesses cinqüenta anos.

Em 2007, a ABL cunhou a Medalha Comemorativa dos 110 anos de sua Fundação. A presidência da casa conferiu-me essa distinção.

Do jardim da casa de Limoeiro, colho plantas que Mauro Mota, carinhosamente denominou-as: "Evaldinas." Com elas homenageio os rumos da amizade, admiração e compadrio com Maria do Carmo, encantadora e extraordinária mulher, e com o presidente, engenhoso, mágico e criativo Marcos Vinicios Vilaça.

Diário de Pernambuco (PE) 26/12/2007

02/01/2008 - Atualizada em 02/01/2008