Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Início > Noticias > “O Cravo no Rio de Janeiro do Séc.XX” é tema da décima oitava mesa-redonda em formato podcast da Academia Brasileira de Letras

“O Cravo no Rio de Janeiro do Séc.XX” é tema da décima oitava mesa-redonda em formato podcast da Academia Brasileira de Letras

 

Academia Brasileira de Letras apresenta, através de seu canal de podcasts, uma mesa-redonda especial sobre a publicação “O Cravo no Rio de Janeiro do Séc.XX”. A mesa conta com a participação dos professores Marcelo Fagerlande, Mayra Pereira e Maria Aida Barroso, autores da publicação.

Marcelo Fagerlande é graduado em cravo com grau máximo pela Escola Superior de Música de Stuttgart (em 1986, na classe de Kenneth Gilbert) e Doutor em Musicologia pela Uni-Rio (2002). Realizou em 2004/2005 um estágio pós-doutoral no Institut de recherche sur le patrimoine musical en France (IRPMF/CNRS), Paris, e em 2017 um novo estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É professor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1995.

Mayra Pereira é Professora do Departamento de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora, é doutora em Musicologia pela UNIRIO, mestre em Música (Cravo) pela UFRJ (2005), graduada em Música (Cravo) pelo Koninklijk Conservatorium Den Haag (2008) e em Arquitetura e Urbanismo pela UFJF (2003). Coordena o Laboratório de Performance Historicamente Informada (LaPHI) e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Musicologia e Performance Historicamente Informada (NEIMPHI), ambos na UFJF. Atua nas áreas de Musicologia Histórica - especialmente sobre instrumentos musicais no Rio de Janeiro até 1831 - e de Performance Historicamente Informada. É a musicóloga responsável pelos conteúdos didáticos sobre instrumentos musicais do portal Musica Brasilis e autora do livro "Do Cravo ao Pianofote no Rio de Janeiro - panorama de suas histórias e características até 1830".

Maria Aida Barroso é Bacharel em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e Mestre em Música (Cravo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006). Atualmente é professora de Percepção Musical da Universidade Federal de Pernambuco, estando ainda responsável pela Coordenção dos Cursos de Bacharelado em Música - Instrumento / Canto. Tem experiência na área de Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: cravo, regência, orquestra, direção musical, percepção musical e inclusão.

 

Mesa-redonda da Academia

 

spotify deezer apple-music
30/06/2021